Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ






Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.


O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.


Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje:


Meus amigos acham que minha preferência por homens mais velhos é uma patologia...


Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandresouza.psicologo@gmail.com







Tenho sofrido bastante por meus amigos não apoiarem e compreenderem minhas escolhas amorosas. Interesso-me exclusivamente por homens mais velhos, pelo menos com mais de 45 anos. Tenho 25 anos, e o argumento dos meus amigos é que sou bonito, inteligente, independente financeiramente e completamente resolvido quanto a minha condição de homossexual, e, portanto, poderia namorar com “qualquer” outro cara que quisesse. São amigos de longa data, pessoas que sei que me amam e querem o melhor para mim, mas é difícil conversar com eles. Depois de muito insistirem resolvi escrever para você, por que eles dizem que eu devo ter uma patologia. As coisas se intensificaram depois que iniciei meu atual relacionamento com meu parceiro que tem pouco mais de 50 anos. Estamos juntos há 8 meses e meus amigos estão pirando com isso.

Laércio, 25 anos
           
Laércio, a princípio, não há nada de errado com seu desejo. Ao que tudo indica você assim como tantos outros jovens, sente-se atraído por um arranjo complexo de características ou qualidades (como queira chamar) que você encontra somente nos homens mais velhos.


As diferenças que compõe uma relação com um abismo geracional tão grande pode trazer para o relacionamento possibilidades únicas que podem ser um dos maiores atrativos. Também pode estar relacionado com o autoconhecimento que se torna possível por uma similaridade no grau de maturidade, talvez você não esteja encontrando alguém “maduro em termos de relacionamento” entre os caras da sua idade. Há ainda o simples fato deque essa pode ser uma etapa importante de amadurecimento para você que é mais jovem e de resgate da jovialidade para ele que é mais velho. Enfim as possibilidades podem ser muitas, e que passam longe de qualquer patologia.


Dizer que não vai durar é apenas um mito. Ainda que relacionamentos héteros e homos tenham suas singularidades, pegue como exemplo inspirador a relação de Woody Allen e Soon-Yi. Em 1992, os tablóides ficaram em chamas, porque o cineasta de 56 anos de idade estava namorando uma jovem de 21 anos. Eles se casaram, e mais de 20 anos depois… ainda estão juntos. Há dados estatísticos, que sinalizam que as relações entre homens mais velhos e mulheres mais jovens estão entre os relacionamentos mais estáveis. Ainda que não tenhamos dados igualitários a respeito da relação entre dois homens, é interessante pensar que as mesmas pesquisas apontam que entre os motivos está o fato de os homens mais velhos tenderem a ser mais pacientes e um pouco menos egoístas com a idade, o que provavelmente ajuda a manter a relação, sendo assim essa premissa poderia aplicar-se ao relacionamento entre homens.


De fato o preconceito é um dos maiores obstáculos e é realmente difícil enfrentar. Infelizmente aprender a lidar com isso será um desafio, mas está “incluso no pacote” e se você está seguro do que lhe faz feliz segue em frente.


Vocês precisam se unir, com paciência, compreensão e vontade vocês vão conseguir mostrar a todos que essa é uma escolha de vocês e que será importante ter o apoio das pessoas a sua volta para construir sua felicidade. Exerça o dialogo com seus amigos, tentem chegar a um denominador comum e lembre-se que essa é uma escolha apenas sua e que se eles não conseguem apoiar que pelo menos respeitem.






Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (2) Comente aqui!

2 comentários:

  1. Cara, você tem que aceitar que seus amigos são preconceituosos. É assim a vida, o preconceito esta em todo lugar e forma. No filme Gerontophilia muitas pessoas sairam do cinema na europa por causa da relação do belo e jovem rapaz com o senhor de mais de 60 anos. Cara, ame e não deixe que os outros atrapalhem seu amor.

    helioi

    ResponderExcluir
  2. não são amigos, são fiscais da vida alheia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...