Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ







Os textos apresentados nesta seção buscam ilustrar situações, angustias, problemas e experiências vivenciadas por homens gays. Não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios que tem por finalidade apresentar possibilidades de enfrentamento para as questões representadas.

O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.

Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje.


Minha mãe faz de tudo para eu não transar com meu namorado!

Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandresouza.psicologo@gmail.com





Eu trabalho meio período e estou cursando uma graduação. Sou um cara bem responsável, apesar de ter somente 19 anos. Porém tenho um problema com a minha mãe que me atormenta muito. Infelizmente, ela foi criada em outro tempo, e mesmo aceitando a minha homossexualidade, tratando meu namorado super bem, quase como um filho, ela mantém outros pensamentos ultrapassados. Eu namoro há 1 ano e meio e a minha mãe não me deixa passar um fim de semana fora com o meu namorado. Controla quantas vezes eu vou a casa dele… Não o deixa dormir em nossa casa  e o mesmo quanto a eu dormir na casa dele. Gosto muito do meu namorado por isso resolvi procurar ajuda, pois não quero que este relacionamento termine. O que devo fazer? Preciso manter uma vida sexual mais ativa com meu namorado, minha sabe que não sou mais virgem e mesmo assim faz todo tipo de chantagem para que eu e ele não ficássemos muito tempo a sós. Sou filho único e moramos somente eu e ela, acho que a minha mãe tem medo de me perder e prende a minha liberdade. É como se eu visse a minha vida passar e eu não fosse o protagonista, mas somente um telespectador.
Carlos, 19 anos

           
Olá Carlos, gostaria de ressaltar primeiramente duas coisas: seu visível discernimento e capacidade de analisar a situação que se encontra, e também gostaria de acentuar que a maior parte dos erros que os pais cometem com seus filhos não são frutos de maldade, não são tentativas de prejudicar seus filhos. Os pais erram, sobretudo, por falta de conhecimento, por falta de informação e por medo.

E sua situação parece um exemplo de medo exacerbado da perda. Medo de perder o filho que ela conhece até hoje. Afinal ela aceita a sua homossexualidade e isso não parece ter nenhuma relação com o problema.

Mesmo com filhos héteros, não são raras às vezes, principalmente com as mães, sentirem um medo gigante ao fato iminente da saída de casa dos filhos. Isso acontece, entre outras razões, por que algumas mães passam a dedicar-se anos a fio sendo apenas mães.

Sendo assim, quando chega à hora de seu filho abandonar o ninho encontram-se desesperadas, pois se dão conta que de agora em diante estarão novamente sozinhas com seu marido ou no caso de sua mãe, somente sozinha em sua casa.

Não posso afirmar que essa síndrome do ninho vazio é o que motiva sua mãe a ter esse comportamento, o que posso afirmar com certeza é que vale a pena conversar sobre o assunto. Caso não cheguem a uma solução, para que não ajam danos a nenhuma das partes você pode recorrer a um psicólogo que atenda em terapia familiar. Um terapeuta familiar vai certamente ajudá-lo a viver a sua vida, a encontrar o caminho para ser protagonista e também, o que é muito importante, poderá ajudar a sua mãe a aceitar essa autonomia que você deseja e a tirar vantagens e benefícios dessa nova fase que faz parte do ciclo familiar.





Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (2) Comente aqui!

2 comentários:

  1. Acho que enquanto moramos com nossos pais, é natural esta cobrança, além de 19 anos ser jovem, para nossos pais, sempre seremos aquele jovenzinho que necessita de cuidados.

    ResponderExcluir
  2. Caras, minha mãe e meu pai sempre foram "empata foda". Meu quarto não tem chave, foi confiscada e quando meu namorado dorme lá em casa é sempre tudo muito tenso. Estou me mudando no fim desse ano (Graças ao bom Deus Goku). É uma siituação muito dificil mesmo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...