Slide 1 Slide 2 Slide 3

Jiraya



 Jiraya – O Incrível Ninja




Produzido no Japão em 1988, a série Jiraya – O Incrível Ninja (Sekai Ninja Sen Jiraiya no original) foi produzido pelo estúdio Toei Company. E que fez um grande sucesso no Brasil quando de sua exibição pela extinta Rede Manchete.




O tema “ninja” pode não ter para um oriental o mesmo fascínio que nós ocidentais temos pelo tema. Prova disso é como o tema “ninja” está tão presente na cultura pop daqui: Vide os personagens de Mortal Kombat, As Tartarugas Ninja ou qualquer filme ou série (Se lembram de “American Ninja”?) Que explorem o tema ^_^!

Voltando ao Japão: A produtora Toei Company cria mais um programa com a temática de super-heróis. Desta vez, nada de cópias gigantes do Dart Vader que enfurecem os seres para torna-los incontroláveis (e muito menos mais um quinteto enfrentando ameaças do espaço com capacetes coloridos e macacões de lycra): 




Temos uma família de ninjas (japoneses!) que enfrentam não só as ameaças do Império dos Ninjas, como também... Vivem o dia a dia (como qualquer pessoa!)...
Talvez por esse “ingrediente” a mais, Jiraya tenha feito este sucesso no Brasil. 

Toha Yamashi




fazia bicos para ter uma renda extra dentro de casa (seja trabalhando como garçom, como vigilante ou... Dando aulas privadas de arte ninja e/ou dança para belas garotas no dôjo para desespero do ‘velho’ Tetusan Yamashi). 

Toha nem de longe era como um Jaspion da vida (que podia andar de carro por Tokyo sem qualquer preocupação): O orçamento em casa sempre era limitado. O público se identificou com um personagem mais ‘humano’ (e mais próximo da nossa realidade).





Curiosamente, o fato da série não ter “monstros” como vilões, impérios cujos líderes só sobrevivem na água límpida ou “mundos da alucinação”, deu uma ambientação que era totalmente diferente do que o público acompanhava na época. Foi uma série que não só vendeu brinquedos para a Bandai como também contou com uma boa equipe de produção, atores e roteiristas.

O tempo passou. Takumi Tsuitsui (o ator que viveu Jiraya) chegou a vir várias vezes para o Brasil. E apesar das diferenças de idioma, tempo e espaço, o personagem foi extremamente cativante. Tanto que até hoje os fãs reverenciam o Ninja de Togakure. Provando que uma boa estória nunca envelhece!...

CR

Poderá gostar também de:
Postado por Dino | (4) Comente aqui!

4 comentários:

  1. Acho que assisti em meados dos anos 90... Eu curtia pra cacete estes olhinhos puxados....
    Faltou uma foto dele atual....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ai uma entrevista com ele, LINDO!!!

      http://www.homensquentes.com.br/2015/07/jiraya.html?zx=15e9d149af190614

      Excluir
  2. Se ele ainda não morreu eu continuo o amando

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...