Slide 1 Slide 2 Slide 3

DICAS DE SAÚDE



Fatores Das Causas Da Obesidade




Os dados são alarmantes…

Quase metade da população brasileira (48,5%)  esta acima do peso.
E este número aumenta 0,5% ao ano,  é extremamente preocupante, se pensarmos em grande escala para daqui a 10 anos.

As causas da obesidade são muitas; veremos a seguir alguns fatores.

Alimentação – Uma Das Principais Causas Da Obesidade




Nos dias de hoje o cotidiano do século 21, e a rapidez e correria dos grandes centros, Urbanos comer bem é cada vez mais impossível dentro desta rotina.
Muitas vezes a pessoa passa em um bar ou restaurante e devido a falta de tempo acaba pedindo um salgado ou um “X-tudo”… Isso é um dos grandes agravantes em relação as causas da obesidade hoje em dia.

Cada dia mais os alimentos são menos naturais e mais industrializados  prontos para comer com alto teor calórico, sem necessidade de preparação. Apenas ponha no micro-ondas e pronto.

Congelados e conservantes e mais conservantes, as carnes de má qualidade, e extremamente gordurosa.

A má educação alimentar por parte dos país em relação aos seu filhos, os acostumando a comer em Fast Food, doces em excesso etc, são fatores para causas da obesidade.

Dados revelam que somente 20% das da população consomem a quantidade ideal recomendada de no mínimo cinco porções de frutas e hortaliças diárias.

Os hábitos alimentares dos brasileiros continuam “desde de sempre”.
O consumo de frutas e hortaliças nunca foi a preferência nacional, porem indo na contra mão, a carne gordurosa sempre esteve entre o prato principal no cardápio do brasileiro.

O que mudou realmente foi os produtos industrializados como dito acima. Cada vez mais, os alimentos tornam-se rápidos de preparar devido a demanda e correria dos grandes centros urbanos, e junto sua nocividade a saúde, e causas da obesidade do mundo moderno.


Sedentarismo

Devido a tecnologia atual, o trabalho se torna cada vez mas automático e menos manual, ou seja menos esforço físico, o que contribui para o sedentarismo.

O sedentarismo é uma das principais causas da obesidade, (se não for a principal). Pois a falta de exercícios físicos é extremamente impactante para seu organismo, pois o deixando de exercitar, não estará a queimar calorias e acumulando gorduras o que é extremamente prejudicial a saúde, e pode ocasionar diversas doenças.

Devemos ter consciência de que sem uma atividade física regular e hábitos alimentares mais saudáveis, o fator obesidade pode se tornar um problema sério dependendo de sua genética e predisposição de acumulo de gordura.

Consequências Da Obesidade

·       Artrite
Artrite é um problema em que a articulação dos ossos está sobrecarregada provocando desgaste e ruptura. Isso não é incomum para as gerações mais velhas, mas as pessoas obesas terão de enfrentar esse problema.


·       Apneia

A apneia do sono também é outro problema sério para pessoas obesas. É um problema no qual o indivíduo para de respirar interrompendo o sono e descansando pouco. Pode também levar a problemas cardíacos.

·       Pressão arterial

A pressão arterial elevada também é outro problema comum enfrentado pelas pessoas obesas. O coração precisa de trabalhar com um esforço extra para bombear o sangue o que vai causar mais pressão sobre as artérias. Prolongar a condição fará com que o coração e as artérias se desgastem.

·       Depressão

Depressão é um dos problemas mentais comum às pessoas obesas. Devido ao seu tamanho, eles são geralmente o principal alvo de bullying, piadas e críticas. Isto também faz com que desenvolvam uma baixa auto-estima.

·       Risco De Diabetes

Quando há muita gordura no corpo, a insulina terá dificuldade em transportar a glicose para as células. Portanto será necessária uma quantidade maior de insulina para manter um nível normal de açúcar no sangue. Se houver muita resistência para à insulina, o problema pode evoluir para diabetes.

Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (1) Comente aqui!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...