Slide 1 Slide 2 Slide 3

Sailor Moon



Sailor Moon é talvez a grande criação da desenhista japonesa Naoko Takeuchi. 

A saga surgiu primeiramente nos quadrinhos, ganhando posteriormente uma versão em desenho animado produzido pelo estúdio Toei Animation. A saga teve cinco fases distintas na TV: Sailor Moon “Classic” (1992 a 1993), Sailor Moon R (“Revelation” – 1993 a 1994), Sailor Moon S (“Super” - 1994 a 1995), Sailor Moon SS (“Super Supers” – 1995 a 1996) e Sailor Stars (1996 a 1997).
No Brasil, SAILOR MOON (a série clássica) estreou no 1º. Semestre de 1996 na finada Rede Manchete. 

Aos trancos e barrancos, SAILOR MOON teve a sua exibição entre os anos de 1996 a 1997. E demorou um tempo até a saga ser exibida na íntegra. SAILOR MOON (a série Clássica) foi dublada nos estúdios da Gota Mágica SP. No início dos anos 2000, SAILOR MOON retorna a partir da saga R. E neste retorno, tivemos não só uma nova dublagem (feita nos estúdios da BKS) como também um novo tema de abertura.




-Polêmicas!

Talvez uma coisa que chame a atenção de qualquer um na série sejam os romances. Não só entre o casal protagonista (Serena e Tuxedo Mask) como também... Entre as próprias heroínas e vilões. Mas não falo de romances héteros e sim... Romances homossexuais!...
-E quem foram?

Malachite e Zyocite 


Os romances mais polêmicos ficaram por conta de Malachite e Zyocite (dois generais do Nega verso) e Sailor Urano e Sailor Netuno (duas heroínas que aparecem mais para a frente).
Quem assistiu SAILOR MOON na Manchete deve ter notado que Malachite tinha voz de homem (e Zyocite voz de mulher). O que deduzia que ela fosse ‘mulher’, certo? Errado! ELA era ELE! Zyocite amava Malachite e viveram um romance! Tudo sem meias palavras!


“Mas Cláudio, e da onde veio a mudança de Zyocite para mulher”? Provavelmente a partir da versão em castelhano (que acabou vindo para o Brasil). SAILOR MOON foi dublado no México pelo estúdio InterTrack. Presumo que mostrar um romance gay num desenho animado seria uma OUSADIA e tanto. Daí, veio esta mudança (carregada presumivelmente pelo conservadorismo latino americano).

Sailors Netuno e Plutão.


Mas nada supera o romance deslavado entre as Sailors Netuno e Plutão. Elas surgem num ponto mais avançado da saga, e assumem um relacionamento lésbico ousado! E o que mais surpreende foi que nos Estados Unidos (para ‘disfarçar’ tamanho romance), as ‘amigas’ tiveram que virar... PRIMAS! E a emenda saiu pior que o soneto: 

Se elas não eram ‘lésbicas’, acabaram sendo... Amantes incestuosas! Só lembrando que em alguns estados norte-americanos a relação entre primos não é considerado crime (ao passo que em outros... É!). Foi uma polêmica e tanto anos atrás. Hoje, o público yankee sabe muito bem que Urano e Netuno são AMANTES (e não mais “primas”). E não precisam mais de ‘desculpas’ para assumirem isso!...


-Conclusão




Como já havia escrito num outro texto aqui para o blog: O mercado editorial japonês é um caldeirão de novidades a cada instante. E diferentemente do ocidente, alguns temas que nós consideramos “tabus” são considerados meio que ‘normais’ dentro das histórias em quadrinhos. E passar para uma HQ a ‘naturalidade’ de um romance entre dois vilões (Malachite e Zyocite) e/ou duas heroínas (Sailor Urano e Sailor Netuno) como vistos em Sailor Moon. 

A autora quis passar a ideia de que mesmo que as Sailors tivessem a cada santo episódio o árduo trabalho de defender a Terra “em nome do amor e da justiça”, ainda assim haveria o espaço para o romance entre os protagonistas (fosse este romance um romance hétero ou um romance gay). Afinal, Sailor Moon é basicamente uma estória de AMOR.
E de uma maneira velada (ou não), este amor surgiria, podendo até mesmo mudar os rumos da trama.

CR
Poderá gostar também de:
Postado por Dino | (3) Comente aqui!

3 comentários:

  1. Zyocite não era gay, era uma mulher, isso foi um casal hétero.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti a versão japonesa do anime. Zyocite é homem, mas com uma voz mais tipo, suave. Foi uma relação homossexual. Ainda teve outro caso não citado no post. Na última temporada aparecem guerreiras, Sailors stars, se não me engano. Todas se vestem de homem na terra. Uma delas tem uma queda pela Serana/Usagi. É muito engraçado o momento que a Salior Moon descobre que o cara é na verdade mulher....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...