Slide 1 Slide 2 Slide 3

DICAS DE SAÚDE


Dicas para prevenir os pontinhos pretos do nariz e rosto
Elimine o "nariz de morango" com cuidados diários com a pele
POR NATHALIE AYRES



Poros ou cravos? Os pontinhos pretos no nariz e no rosto são um problema muito comum e que pode ser causado por diversos fatores. "Geralmente esses pontinhos são cravos e costumam aparecer nos poros mais dilatados", explica a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora médica da clínica Daniela Lemes Dermatologia & Laser.

E muitas vezes o problema pode ser algo completamente diferente. "Os pontinhos pretos são glândulas sebáceas dilatadas, que se parecem com cravos quando são espremidos, mas não são", diferencia o dermatologista Abdo Salomão, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

Independente da situação, esses pontinhos sempre estão relacionados a uma origem comum: a 
pele oleosa. E o nariz é o mais atacado justamente por ter um número maior de glândulas sebáceas do que outras regiões do rosto. Além disso, o entupimento dos poros aumenta o problema: "em geral isso ocorre por causa da produção excessiva de queratina que atrapalha a saída da gordura. Mas produtos de beleza, principalmente os gordurosos, podem ter o mesmo efeito", alerta a médica Joana D'Arc Diniz, diretora cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

Por sorte, algumas atitudes do dia a dia reduzem o problema! Se esse é seu caso, veja a seguir o que mudar na sua rotina para acabar com os pontinhos pretos no nariz:


Faça a limpeza adequada

 


Como a obstrução dos poros é uma causa comum desses pontinhos, limpar a pele é essencial para que eles não se formem, pois retira tanto a queratina produzida em excesso pelo corpo como qualquer eventual substância externa que possa bloqueá-los exageradamente, impedindo assim a respiração da pele e evitando a formação de cravos e espinhas. 

A rotina de limpeza deve ser diária. "Pela manhã deve-se lavar o rosto com sabonete especifico e passar protetor solar em formulação própria para seu tipo de pele. À noite é fundamental tirar a maquiagem e lavar com sabonete especifico ou usar um creme de limpeza e sabonete comum", descreve a médica Joana D'Arc Diniz, diretora cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME). Para quem tem pele oleosa, vale a pena usar produtos de limpeza que reduzam a produção de sebo da região, como itens à base enxofre e ácido salicílico. 

Mas é importante ressaltar que a higiene da pele em casa não reduz os pontinhos já existentes, apenas previne o aparecimento de novos. "O ideal é fazer limpeza de pele regularmente com profissional capacitado para poder remover os pontinhos, além de ir ao dermatologista para que possa ser prescrito algum creme para evitar o aparecimento", alerta a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretora médica da clínica Daniela Lemes Dermatologia & Laser.


Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...