Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ






Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.

O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.

Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje:


Ele sente dores durante a penetração...

Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandresouza.psicologo@gmail.com





Olá, meu nome é Manoel, e tenho muitas duvidas; espero que você consiga me ajudar... Meu noivo sente muitas dores durante a relação sexual. Eu sinto todo o seu desconforto, e por causa disso tenho que fazer tudo muito devagar. Um dos problemas é desta maneira eu não consigo chegar a gozar, pois em pouquíssimo tempo ele me pede para parar, e temos que terminar de outras maneiras. Percebo que ele me ama, me deseja e  faço de tudo para esquentar bem as coisas durante as preliminares; mas ainda assim não conseguimos ir muito adiante e nós dois ficamos muito frustrados. Eu sou ativo e ele passivo, sem a possibilidade de inverter os papeis. Meu pênis não é muito grande nem grosso, tem um tamanho normal. Tem sido muito difícil e nunca falamos muito sobre o assunto. Ele pede desculpas, diz que me ama, que sempre foi assim e que não sabe o que acontece. Não sei se é uma conseqüência, mas sinto que ele tem ficado mais frio nas ultimas tentativas, parece que a relação sexual é só para me satisfazer. Gostaria muito de saber o que esta acontecendo e se há alguma coisa que possamos fazer para mudar isso.
Manoel, 31 anos

           
Olá Manoel.  Para que vocês dois possam solucionar o “problema’ é necessário descobrir e compreender o que está causando essas dores no seu noivo.

Vocês podem começar procurando um proctologista para examinar e descobrirem se a dor tem alguma causa orgânica.

Existindo ou não uma questão orgânica envolvida, seria muito importante que o seu noivo encontre com um psicoterapeuta sexual para lhe ajudar a compreender os fatores emocionais relacionados com as dores. Ele disse a você que sempre foi assim, logo é muito grande a possibilidade de haver uma série de questões emocionais a compreender e solucionar decorrente de tantas experiências dolorosas para que ele possa usufruir de sua sexualidade de maneira completa, prazerosa e saudável.

É absolutamente comum que você fique cheio de duvidas e preocupado com a “sua parcela de culpa” no processo. Afinal você o ama e é importante para você saber e perceber que esta satisfazendo seu parceiro sexualmente.

Percebi outro “problema”, que vocês precisam encarar e solucionar: a falta de dialogo. Não conversar ou conversar superficialmente sobre questões tão importantes para o relacionamento, não irá ajudá-los em nada, pelo contrário, só irá dificultar ainda mais as coisas. Pode parecer clichê, mas o dialogo é sim fundamental, quase como se fosse uma “formula mágica” dos relacionamentos. Ter um bom diálogo com base no respeito, confiança, e com o objetivo de crescimento pessoal e do casal, já é um grande passo.





Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...