Slide 1 Slide 2 Slide 3

DICAS DE SAÚDE



Homens: Menos Peso, Mais Testosterona

 Posted By Somayra Souza Silva

 

Os homens com excesso de peso costumam ter baixos níveis de testosterona, o hormônio masculino responsável por funções importantes do corpo, como manter a força muscular e a densidade óssea. Um novo estudo descobriu que perder os quilos a mais também pode ajudar os homens a elevar o seu nível de testosterona. Conhece-se como o hormônio masculino, a produzem os homens nos testículos e os ajuda a manter a massa muscular e força dos seus músculos, assim como a densidade dos seus ossos.

Também contribui com a distribuição de gordura em determinados locais, estimula a produção de glóbulos vermelhos e dos espermatozoides e aumenta o desejo sexual. Claro, estamos falando da testosterona. Quando os níveis de testosterona estão baixos, podem estar relacionados com diferentes problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão. Inclusive com a passagem do tempo, a quantidade desse hormônio tende a diminuir e pode gerar o que algumas pessoas chamam de andropausa, uma condição que é equiparada com a menopausa masculina (embora existam estudos que dizem que se você levar um estilo de vida saudável, isso não tem porque acontecer e pode demorar no tempo). Independentemente da idade, os homens com excesso de peso costumam ter baixos níveis de testosterona. É possível recuperá-los com a perda de peso? Essa foi uma das perguntas que parece ter motivado a pesquisa, que foi apresentada na reunião anual da Sociedade de Endocrinologia.

De acordo com o estudo, que foi desenvolvido por pesquisadores do Hospital Universitário de St. Vincent, em Dublin, Irlanda, a resposta a esta pergunta parece ser afirmativa. Depois de avaliar 900 homens irlandeses de meia-idade que tinham sobrepeso e pré-diabetes (uma condição na qual as pessoas têm um alto nível de glicose no sangue, mas não o suficiente para ser considerado diabetes), os cientistas descobriram que os homens com sobrepeso que tinham baixos níveis de testosterona podem aumentá-los se perderem alguns quilos a mais.

Os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos. Um deles devia seguir uma dieta baixa em gorduras e calorias, com uma rotina de pelo menos 150 minutos de exercícios semanais. O segundo grupo teve que tomar metformina, um medicamento usado para combater o diabetes tipo 2, e o último grupo tomou uma pílula de placebo.

Depois de um ano, ao analisar a evolução na saúde em cada grupo, os pesquisadores descobriram que baixos níveis de testosterona em homens do primeiro grupo tinham aumentado em quase metade dos participantes. Além disso, em média, os homens deste grupo perderam cerca de 8 quilogramas

Por outro lado, os participantes dos outros dois grupos (aqueles que tomaram o medicamento contra diabetes e aqueles que usaram a pílula placebo), os níveis de testosterona não melhorarão.


 

Estes resultados sugerem a importância de que os médicos encorajem seus pacientes com excesso de peso e baixos níveis desse hormônio a combater a obesidade, algo que, ao mesmo tempo, também ajudará a controlar diabetes, entre outras possíveis complicações de saúde associadas ao sobrepeso. Enquanto este estudo é preliminar e é preciso esperar que seja publicado em uma publicação profissional especializada, (além de serem necessárias mais pesquisas para compreender melhor o tema), está comprovado que uma dieta saudável, acompanhada de uma rotina de exercícios pode melhorar o seu estado de saúde geral e sua qualidade de sua vida. Anime-se a introduzir mudanças em seu estilo de vida para que te ajudem a manter sua força e sua virilidade!

(Article printed from Dicas de Saúde: http://www.saudedicas.com.br)



Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...