Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ






Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.

O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.

Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje:

Meu namorado diz que não faz mais sexo comigo por que eu estou gordo

Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandresouza.psicologo@gmail.com


 

Estou morando junto com meu atual namorado a um ano e meio... Estamos juntos desde que eu tinha 19 anos. Estou enfrentando uma fase muito difícil, pois ele começou a dizer que não sente mais desejo por mim. Já faz meses que não me procura para fazer sexo, não lembro quando foi nosso último beijo de língua, agora é só "selinho". Só fazemos sexo quando eu procuro, mais ou menos uma vez por mês, e só depois de muita conversa onde eu explico para ele sobre a minha necessidade. No fim eu vejo que ele também se satisfaz, muito mais do que eu. Já tentei um conversa sobre o assunto e ele diz que meu jeito de ser no dia a dia afasta ele e que meu corpo não o atrai, pois estou gordo. Diz que me conheceu magro e que se eu quiser sexo eu preciso emagrecer. No começo do relacionamento era muito diferente. Não sei o que fazer... Sinto uma tristeza que não acaba mais. Por que isso está acontecendo?
Luís, 22 anos



 Olá Luis. É comum em muitos casos de inibição do desejo, quando não existem questões orgânicas, que de fato as causas se encontram no comportamento da outra pessoa. Fazendo com que por meio desses comportamentos, de maneira direta ela influencie negativamente no desejo do parceiro.

Mas também é muito cômodo colocar toda a culpa em apenas uma pessoa, que nesse caso (para o seu namorado) seria você, que está acima do peso e tem outros comportamentos que ele não gosta. Então muito cuidado com isso, não assuma toda a culpa para você. Nessa situação, se o desejo não volta, não consegue recuperar, é preciso encarar a situação de maneira séria e juntos procurarem soluções para isso.

A inibição do desejo sexual é um sintoma de algo não está bem. É comum que ela seja apenas a ponta do iceberg, ela não costuma vir sozinha, se analisarmos a fundo sempre vamos encontrar outros aspectos que também precisam de atenção. Por isso, minha primeira sugestão é que vocês procurem um terapeuta sexual para investigar o que de fato está acontecendo e quais as participações de cada um dos dois nesse caso.

A aparência para algumas pessoas é bastante importante sim, mas a atração e o desejo não (podem) se resumem a isso. Mas na “hora h” o carinho, alguns valores, comportamentos que ele tem e você também são o que devem prevalecer. A fase de início de relacionamento, normalmente é regada por muita paixão, expectativas e curiosidades, isso é bom, mas não dura muito mesmo, e é importante que seja assim, pois é preciso dar lugar a um sentimento mais sereno e mais profundo que é o que vai fortalecer e sustentar a relação por um tempo maior. Mas é importante destacar que é nessa transição que descobrimos coisas que pode levar ao desinteresse ou a ter vontade de nos aprofundar mais.

Você não disse se você está satisfeito com seu corpo e isso é muito importante. Cuidar da sua autoestima é fundamental e lembrar que você não precisa mudar coisas em você apenas para satisfazer a vontade de outra pessoa. Tudo isso precisa ser trabalhado, por isso seria importante você consultar-se com um profissional caso vocês não encontrem uma solução e a situação continue.




Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (1) Comente aqui!

Um comentário:

  1. Querido leitor, tem gente que sente atração por homens gordinhos. Mesmo que esse não seja o gosto do seu namorado, pode ser que a razão do esfriamento sexual não seja só a questão física, como disse o psicólogo. É importante você também cuidar da autoestima e gostar de si mesmo. Isso atrairá o interesse do seu namorado, caso vocês decidam continuar a construir essa relação, ou de outro alguém no futuro, em caso de esgotamento do atual namoro. Votos de felicidade pra você.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...