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DICAS DE SAÚDE



Mitos sobre Dietas e Emagrecimentos

A nutricionista Claudia Coelho vai nos ajudar a quebrar alguns mitos quando se trata de “dietas milagrosas”. Vejamos o que ela diz:


 

Mito: pular refeições ajuda a perder peso

Viver em forma é algo que exige esforços, mas muita gente faz coisas que, em vez de ajudar, podem até prejudicar o emagrecimento e, pior, asaúde. Com base em mitos e crenças que não possuem comprovação científica, muita gente escolhedietas e toma atitudes nada recomendadas pelos nutricionistas. Uma delas é pular refeições para perder peso.
De acordo com a nutricionista Claudia Coelho, apesar de acreditar que o mito já quase não existe, ainda há pacientes que têm essa ideia. Mas o tiro pode sair pela culatra. “O jejum prolongado pode retardar o metabolismo e prejudicar a perda de peso”, afirma.
A nutricionista Rosane França explica: “quando a pessoa fica sem comer, o metabolismo entende que a pessoa está em uma situação de risco e começa a economizar energia. Com isso, o metabolismo fica lento e cada vez a pessoa precisa de menos calorias para manter o peso”

Mito: fazer dietas restritivas vale a pena

 
Tomar apenas sucos durante duas semanas, reduzir a refeição a um prato de alface com frango, deixar de comer carboidrato, gordura e tudo mais que pode engordar. Esses e muitos outros sacrifícios são feitos por muita gente para secar aqueles quilinhos extras – principalmente com a aproximação do verão.
Mas esse comportamento, que pode ser um complemento ao de pular refeições, também não funciona. Mesmo que a pessoa consiga emagrecer, a chance de engordar novamente é grande, pois, segundo Rosane, além de prejudicar o organismo, as dietas restritivas são altamente sabotáveis e de fácil desistência.

Mito: tudo que é natural faz bem

 
A ideia de que a natureza só fornece coisas boas e que não faz mal abusar de seus frutos não pode ser levada ao pé da letra. Se alguém tomar suco ou comer frutas em demasia, por exemplo, é possível engordar ao invés de emagrecer, já que esses alimentos contém açúcar, a chamada frutose.
“Até água em excesso pode ser prejudicial. Se, durante as grandes refeições, você ingerir uma copo duplo de água, pode prejudicar a digestão”, diz Claudia Coelho.

Mito: jantar engorda


 
Segundo a nutricionista Claudia, o metabolismo durante a noite é mais lento e a atividade nesse horário é, em geral, mais moderada, mas isso não significa que as pessoas que têm costume de jantar estão fadadas ao sobrepeso. “Não importa a hora do dia em que você come. É o quanto você come durante todo o dia que pode contribuir com o aumento de peso”, afirma.
Ela diz que, para não passar fome à noite, o melhor é consumir alimentos leves, como legumes, sopas, sucos e frutas.

BOA SAÚDE!!!

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Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

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