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DICAS DE SAÚDE


Mitos sobre Dietas e Emagrecimentos

A nutricionista Claudia Coelho vai nos ajudar a quebrar alguns mitos quando se trata de “dietas milagrosas”. Vejamos o que ela diz:

(CONTINUAÇÃO)

Mito: comer carboidratos à noite engorda mais

 

Se quem está de regime já costuma evitar os carboidratos de dia, durante a noite, esses nutrientes são totalmente eliminados da lista de opções. No entanto, a nutricionista Claudia Coelho afirma que não faz sentido demonizar os alimentos desse grupo.
“O metabolismo é mais lento à noite, mas isso vale para qualquer alimento, não só carboidratos”. Para que o consumo desse nutriente não prejudique de fato a dieta, é aconselhável moderar as quantidades e dar prioridade aos tipos complexos (como arroz, batata, pão e massas) em vez de tipos simples (como frutas, mel e doces em geral).

Mito: ingerir vinagre antes das refeições emagrece

 
Apesar da crença de que beber vinagre pode ajudar a perder alguns quilinhos, Claudia Coelho alerta que não há comprovação científica desse fato e que ainda há riscos de prejudicar a saúde. “Pode causar uma irritação no estômago e levar à formação de úlcera”, afirma.
Além disso, ela ainda diz que é preciso tomar cuidado na hora da compra, pois muitas marcas disponíveis no mercado não são vinagre propriamente dito, mas agrim (termo ditado pela Anvisa). A diferença é que o vinagre é o líquido resultado do processo de fermentação, enquanto o agrim é ácido acético diluído.

Mito: comer arroz e feijão engorda


Por serem fontes de carboidratos, muitas pessoas que desejam emagrecer não titubeiam na hora de eliminar essa combinação tipicamente brasileira, pensando que ela não é estritamente necessária para a saúde. Mas, segundo Claudia, consumir arroz e feijão é importante para a dieta. Isso porque seus nutrientes se completam.
Enquanto o arroz apresenta mais metionina do que o feijão, este tem mais lisina do que o arroz. “O consumo desses alimentos em conjunto comtempla a dieta com vitaminas do complexo B, cálcio e ferro”, afirma. Além disso, estudos já comprovaram que o efeito de saciedade que a combinação provoca ajuda a perder peso. O importante é só não exagerar nas quantidades.

Mito: é preciso cortar todas as gorduras do cardápio

Apesar de o nome assustar um pouco, há gorduras que, sim, são benéficas para a dieta e para a saúde. “O lipídio faz parte das membranas celulares. O que devemos é moderar o consumo referente à quantidade, já que cada grama representa nove calorias, mais que o dobro dos carboidratos (quatro calorias)”, afirma Claudia.
A nutricionista afirma que acrescentar o óleo de coco e a linhaça germinada ao cardápio pode ajudar, uma vez que são gorduras saudáveis e que são apontadas como boas auxiliares para o emagrecimento. Se associados a uma dieta equilibrada e consumidos com moderação, esses alimentos valem a pena.


Mito: beber água quente em jejum emagrece

Não adianta nada beber água quente em jejum e esperar perder peso com isso. De acordo com a nutricionista Claudia Coelho, esse hábito pode até acelerar o funcionamento dos intestinos, provocando a evacuação, mas não vai derreter nenhuma gordura do organismo.
“Queimar gordura e eliminar peso depende da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos e o gasto calórico”, afirma. Há alguns alimentos, chamados termogênicos, que desempenham essa função de queimar calorias, como a pimenta, gengibre, canela e chá verde.

BOA SAÚDE !!!

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Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

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