Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ








Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.

O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.

Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje:


Terapia de casal ajuda mesmo a melhorar a relação? Quando o casal deve procurar por ajuda?

Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandreamorim17@hotmail.com


 

Com todo o respeito escrevo esse e-mail. Eu vivo uma relação de 12 anos, bastante desgastada pelo tempo e pela rotina. Algo ainda nos mantém juntos e não sei exatamente o que é. Tem dias que penso em separar e seguir em frente, mas ainda o amo. Temos um casal de amigos que também enfrentaram uma crise difícil depois dos 10 anos de relacionamento. Eles fizeram terapia de casal e hoje estão muito bem. Mas eu ainda sou reticente. A Terapia de casal ajuda mesmo a melhorar a relação? Quais os sinais de que o casal precisa de ajuda?
Rodolfo, 37 anos

            
 É comum que relacionamentos de muitos anos sofram desgaste devido a rotina. O tempo as vezes faz com que algumas coisas se acomodem e, para o bem ou para o mal, isso tem consequências. Também é natural que aconteçam brigas e que os dois passem por momentos de instabilidade ao longo de tantos anos. Quando isso acontece, a primeira indicação é buscar elementos dentro da própria relação para soluciona-los. A ajuda especializada, a terapia de casal, funciona no sentido de ajudar o casal a compreender e encontrar as ferramentas para resolver o/s problema/s.

Muitos casais que enfrentam problemas no relacionamento resistem à ideia de buscar ajuda externa. Se você e seu companheiro estão nesse barco, o barco dos que ainda se perguntam se a terapia de casal funciona, eu sugiro que vocês por conta própria leiam pesquisas, artigos ou livros a respeito.

Vocês compreenderão que há dados científicos que comprovam a eficácia e os benefícios da terapia de casal, que é um tratamento específico para relacionamentos que apresentam problemas. Assim como a terapia individual, deve-se lembrar que não há por que sentir vergonha por procurar e/ou precisar de ajuda.


Quando procurar a terapia de casal:

O fim de muitos relacionamentos poderiam ser evitados se as pessoas recorressem à terapia. No entanto, para que isso aconteça, para que a terapia seja eficaz nesta direção, é preciso que os problemas enfrentados pelos casais sejam diagnosticados em tempo. Quanto mais tardar a buscar essa ajuda, menores as chances de solução.

Confira abaixo alguns dos sintomas (ou sinais) mais comuns capazes de indicar que os parceiros precisam recorrer à terapia de casal:

O diálogo acabou: Um grande número de problemas que afetam os casais dizem respeito à comunicação errada. Tornam-se ainda mais graves quando sequer há comunicação entre os parceiros.

O diálogo existe, mas sempre de forma negativa: Isso faz muito mal ao relacionamento. Ocorre principalmente quando um dos parceiros fala e o outro sempre sente-se criticado, julgado, envergonhado, inseguro ou querendo fugir da conversa.

Existe um grande medo de dialogar: Como eu disse anteriormente, os problemas de comunicação concentram boa parte dos problemas em um relacionamento. Nesse caso o casal têm receio de trazer questões relevantes da relação à tona para discuti-las, certamente buscar terapia vai ajudar a solucioná-las.

Você vê o parceiro como um adversário: Parece algo incomum, mas não é. As vezes existe muita competitividade dentro da relação. É preciso jogar luz sobre esse problema e elimina-lo, afinal em um relacionamento vocês jogam para o mesmo time e jamais podem abrir entre ambos uma rivalidade desnecessária.

Há suspeita de traição: Qualquer tipo de traição! Afetiva, conjugal, financeira, entre tantas outras. Se um dos dois deu esse passo ou fantasia sobre ele é fato: você deseja algo diferente daquilo que está ao seu dispor. Recorrer à ajuda profissional é capaz de auxiliar a ver no parceiro essas qualidades que um dia estiveram presentes – e agora parecem esquecidas.

A terapia de casal pode ajudar muito. Se vocês já esgotaram todas as ferramentas que tem para solucionar seus problemas sozinhos, pode ser fundamental um aconselhamento terapêutico para seguir adiante.




Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (1) Comente aqui!

Um comentário:

  1. Já fizemos terapia de casal e nos ajudou muito. Acho que depois de muito tempo algumas coisas se perdem pelo caminho, vale a pena.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...