Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ






Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.

O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.

Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje:


Minha sogra é extremamente preconceituosa

Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandresouza.psicologo@gmail.com


 

Eu e o Helton estamos casados a 1 ano e meio e minha relação com minha sogra sempre foi estranha. O engraçado é que essa é a primeira vez que isso realmente tornou-se um problema para o meu relacionamento. Ele é filho único e ela é viúva. Moramos no mesmo bairro, minha sogra telefona para ele todos os dias, além das visitas semanais. Até aí tudo bem. Porém eu sinto que ela não gosta de mim e tão pouco aceita ou respeita o fato do filho dela ser gay. Ela vive dando indiretas, principalmente quando estamos sozinhos. Fala coisas do tipo: “Um dia ainda realizo meu sonho de fazer um casamento de verdade para o Helton”, “Não vejo a hora de passear com meus netinhos”, “A filha da fulana combina muito com o Helton, nossa como eles são parecidos”. ISSO MESMO! ELA SE FAZ DE LOUCA! Ela sabe que casamos nos beijamos na frente dela mesmo ela torcendo a boca ou saindo de perto. Mas a situação tem ficado muito insustentável, ela vive pedindo para passar mais tempo com ele sozinho e ele vive grudado nela, parece que não percebe o quando sofro com toda essa situação. Já tentei conquistá-la, mas não consigo. Tenho me sentido depressivo e não sei o que fazer para aliviar ou resolver essa situação.

Jorge, 37 anos 
      

Caro Jorge lamento por essa terrível situação que você vem enfrentando, entendo que é muito doloroso lidar com o preconceito ainda mais quando ela esta dentro de nossa casa como um hóspede indesejado que não vai embora.

Veja bem, em primeiro lugar ninguém existe para satisfazer os desejos de outra pessoa. Você não deve mudar para atender qualquer expectativa que tenha sua sogra.

Se a sua sogra quer levar o filho na Igreja, ter netos ou o que quer que seja isso é um problema só dela e você não pode deixar-se abater por isso.                              
Você deve preocupar-se sim com sua saúde física e emocional, bem como com o relacionamento de vocês. Se sua relação com ela impõe algum risco para alguma dessas áreas da sua vida é preciso tomar uma atitude o quanto antes.


Você já pensou e/ou tentou ter uma conversa sincera com ela? Explicar como se sente, esclarecer as coisas, ouvir declaradamente o que ela pensa a respeito de você ou da sua relação com o filho dela? Às vezes uma conversa franca e sincera é suficiente para solucionar o problema.

Se ainda assim não resolver você precisa buscar outro caminho. Talvez conversar com seu marido e pedir que ele lhe ajude a encontrar uma melhor solução. Minhas sugestões pautam-se na crença de que o dialogo é sempre a melhor solução.

O que não pode acontecer é você deixar que alguém comprometa ou ponha em risco a sua felicidade e a sua saúde. Caso os sintomas de depressão persistam procure por ajuda especializada. 

            


Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (2) Comente aqui!

2 comentários:

  1. Nos bastidores do reino: a vida secreta na Igreja Universal do Reino de Deus

    Mário Justino
    Geração Editorial, 1995 - 150 páginas

    AQUI É REVELADO TODO O PASSADO SUJO DA IGREJA UNIVERSAL

    Pela primeira vez, um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus revela com enorme impacto os segredos da seita do bispo Edir Macedo, hoje espalhada por quase todo o mundo. A obra caiu como uma bomba sobre a organização de Macedo, que conseguiu na Justiça uma liminar impedindo provisoriamente a circulação do livro, que ficou apenas 22 dias nas livrarias, desde seu lançamento, em novembro de 1995. A editora lutou e conseguiu, na Justiça, a liberação da obra, em que o ex-pastor Mário Justino narra sua amarga experiência com religião, drogas e o submundo do crime, no Brasil e em Nova York. Um livro recomendado para jovens e que foi adotado como educação para a cidadania por vários professores.


    Completo em PDF para baixar:

    Para baixar é só clicar no botão verde.

    http://migre.me/vxbde

    ou

    http://www.mediafire.com/file/zkxcyleck3a1c59/NOS+BASTIDORES+DO+REINO+-+M%C3%81RIO+JUSTINO+-+COMPLETO.pdf

    ResponderExcluir
  2. Tenso, mas com respeito acredito que as coisas se acertam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...