Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ





Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.

O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.
Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.
Bem, vamos ao tema de hoje:


Estou em crise sobre qual curso escolher para faculdade...

Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandreamorim17@hotmail.com


 

Vejo que a maioria dos companheiros leitores do blog escreve para falar sobre relacionamentos e eu vou fugir um pouco disso. Na verdade quero falar do meu relacionamento comigo mesmo. Tenho 16 anos e vou prestar o vestibular somente no próximo ano. Porém estou em crise. Vejo todos os meus amigos muito seguros do que querem fazer e eu não faço a menor ideia do que escolher. Eu tenho uma amiga que a mãe dela é psicóloga e elas me perguntaram se eu gostaria de fazer um teste vocacional. Eu tenho algumas dúvidas e fiquei com vergonha de perguntar para elas, você pode por favor me responder? Gostaria de saber o que é um teste vocacional? Quem pode fazer o teste vocacional (Eu posso fazer?)? Como que é feito? É só responder perguntas? Qual o objetivo desse teste? Espero não estar sendo um idiota fazendo estas perguntas. Agradeço muito se puder me ajudar.

Claudio, 16 anos

           
Olá Claudio. Você faz muito bem em procurar respostas para aquilo que não conhece. O erro seria se juntar a aqueles que presumem saber tudo ou que preferem não saber.

Tentarei esclarecer todas as suas dúvidas. O teste vocacional é um tipo de avaliação de personalidade que tem por objetivo identificar e quantificar a presença de determinadas características psicológicas e de personalidade em uma determinada pessoa. No caso do teste vocacional, também chamado de orientação profissional, as características a serem percebidas estão vinculadas ao perfil profissional que uma determinada pessoa apresenta e em qual perfil profissional e carreira ela tenderá a se identificar.

Em geral, o teste vocacional é realizado com jovens vestibulandos porque costumam ficar em dúvida sobre qual profissão devem escolher e, como esta é uma decisão fundamental em suas vidas, acabam por procurar orientação profissional. Todavia, o teste vocacional também é indicado para pessoas que já possuem uma vida no mercado de trabalho mas encontram-se insatisfeitas com a sua profissão. Neste caso, o teste vocacional auxiliará a pessoa na busca por uma nova profissão e recolocação profissional.

Assim como qualquer tipo de avaliação de personalidade, a aplicação do teste vocacional só pode ser realizada por um psicólogo; isso porque, por lei, os testes psicológicos compõem um tipo de técnica exclusiva da psicologia e só podem ser utilizados por quem possui essa formação. Além disso, a forma como se realizará esse processo de orientação vocacional/profissional dependerá muito da forma de trabalho do psicólogo que aplicará o teste.

É muito importante destacar que os testes vocacionais realizados por profissionais sérios e responsáveis não indicarão especificamente qual profissão uma pessoa deverá seguir, visto que eles não são determinantes para uma pessoa. Na realidade, os testes vocacionais deverão vir acompanhados de relatórios ou laudos que indiquem o perfil de trabalho compatível com as características psicológicas e de personalidades apresentadas por uma pessoa. Assim, a orientação profissional apontará um caminho de possibilidades a trilhar, permitindo que a pessoa descubra qual a sua área de identificação, mas jamais dará uma resposta determinante sobre o futuro profissional de alguém.

Os testes vocacionais podem ser aplicados tanto em grupo quanto individualmente, entretanto, é fundamental que eles não sejam utilizados como técnica exclusiva de orientação profissional e que, paralelo ao uso dos testes, o psicólogo também realize alguns contatos com o indivíduo a ter o seu perfil profissional analisado, podendo ser feitas algumas entrevistas ou dinâmicas de grupo a fim de agregar ao resultado dos testes outras informações relevantes para a conclusão final.

O mais importante é você saber que não existe problema nenhum em você não saber ainda qual curso você gostaria de fazer. Você é muito jovem e tem muito tempo ainda para descobrir. Saiba que apesar da segurança que demonstram muitos dos seus amigos ainda não sabem de fato o que querem fazer, outros deles irão mudar ao longo do curso e se redescobrirem, ainda haverá aqueles que só depois de muito mais tempo vão encontrar o seu caminho. Não sofra por isso. Cada um tem o seu tempo e fazer essas comparações é sofrer desnecessariamente.



Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...