Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ






Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.
O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.

Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje:


Como faço para saber se meu amigo também é gay?

Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandresouza.psicologo@gmail.com




Olá, tenho 18 anos e ainda sou virgem. Isso porque eu sempre fui apaixonado pelo meu melhor amigo desde os 13 anos. Gostaria muito de me revelar e acabar com esse amor platônico de uma vez por todas. Mas não tenho coragem, tenho muito medo de acabar nossa amizade ou de as coisas ficarem estranhas entre a gente. Apesar de nunca ter acontecido nada entre nós eu realmente acho que ele também é gay. Ele nunca namorou uma menina e também é virgem. Fazemos tudo junto e ele não fica como os outros caras da nossa idade só falando sobre mulheres. Preciso muito resolver essa situação, como faço para saber se meu amigo também é gay?
Hugo, 18 anos

           
Olá Hugo. Imagino que você deve sentir muita angústia com essa situação, principalmente porque independente da resposta você poderia seguir em frente e viver sem ter que ficar imaginando como será a relação de vocês no futuro. E caso ele não seja gay, você poderia abrir seu coração para novas experiências e outros amores.

Pois bem. Infelizmente eu acho que não tenho boas notícias para você. O fato é que não existem maneiras que possam ajudar você a descobrir se seu amigo é gay. Não existe um perfil padrão de homossexualidade.     

Todas as pessoas são singulares e não existem características comuns a todos os homens gays, entende? Seria preconceituoso dizer, por exemplo, que todo homem evidentemente com trejeitos femininos (o que dependeria da convenção social) é gay. Por que isso não é verdade. Isso é apenas um dos muitos estereótipos que se criou em algumas sociedades que são muito mais instrumentos de violência do que instrumentos da verdade.      

Se você procura por esse tipo de evidência, por regras que possam te garantir que ele é gay eu asseguro a você que não há um manual para isso. No entanto, há sim uma maneira que pode sanar a sua dúvida: Pergunte a ele!

Se for tão importante para você e você sente que precisa realmente resolver essa situação para pode seguir em frente, independente do caminho que essa história irá tomar o melhor a fazer é ter uma conversa sincera com ele. Vocês são melhores amigos há tanto tempo, será que essa conversa só poderia ter conseqüências negativas?

A escolha final é apenas sua. Não posso garantir que tudo irá terminar bem, mas prefiro manter o pensamento positivo e pensar que se a amizade de vocês é realmente verdadeira a homossexualidade de um ou do outro, ou quem sabe de ambos não irá mudar as coisas para pior. Ao menos não deveria. Forte abraço e boa sorte.              



Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (1) Comente aqui!

Um comentário:

  1. Aproxime-se dele e pergunte: 'você é gay? Porque eu sou'. Resolvido.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...