Slide 1 Slide 2 Slide 3

MINHA VIDA GAY

'Ninguém importante virou as costas', diz jovem que revelou ter HIV.


Após ser rotulado, Geovanni Henrique revelou ao mundo que é soropositivo


Depois de ser discriminado diversas vezes por ser soropositivo, o recepcionista Geovanni Henrique decidiu sair do 2º armário no fim do mês passado.

Pelo Facebook, revelou que é HIV positivo e que não queria mais viver preso, como se sua sorologia fosse um crime.

Em entrevista ao HuffPost Brasil, o jovem goiano avaliou como positiva a repercussão de ter exposto as dificuldades de ser portador do vírus.

``Tenho recebido muito apoio, tanto no social e no profissional. A primeiro instante, ninguém de importante virou as costas. Estou recebendo milhares de mensagens de todo canto do País. Pessoas que me parabenizavam e também dos que dizem não se importar com a minha sorologia.``
Geovanni Henrique, ao HuffPost Brasil

Geovanni descobriu ser soropositivo aos 21 anos, após uma relação sexual desprotegida.

Desde então, segue à risca o tratamento e mantém a saúde em dia. Ele faz consultas no SUS (Sistema Único de Saúde), para o qual é só elogios nesse tipo de atendimento.

"Desde quando descobri o HIV, tenho tentado me cuidar ao máximo, sempre fazendo o uso do coquetel e acompanhamento de seis em seis meses. A rede pública está muito preparada para auxiliar", descreve.

A família foi seu porto seguro tanto quando contou sobre sua orientação sexual quanto sobre sua sorologia.

"A minha família foi a primeira a saber [do HIV]. Eu morava só em Goiânia e precisava do apoio de alguém. E minha família foi sempre muito querida em relação quando me assumi gay", conta.

O maior preconceito ele sentiu entre rapazes com quem se relacionava, inclusive amigos. "Antes de saber da minha sorologia, eu já tinha muitos amigos gays, e sempre havia boatos quando desconfiavam de alguém." Ele chegou a ser equivocadamente rotulado de "aidético".

Hoje, aos 24 anos, Geovanni faz tudo que qualquer jovem de sua idade poderia fazer: trabalha, sai com os amigos, se reúne com os familiares.

Vai aproveitar o Carnaval para relaxar das atividades do hotel onde cumpre expediente.

"No Carnaval ficarei aqui em Caxias mesmo, aproveitando a folga. Sem maiores festas", conclui.

O desabafo de jovem soropositivo: 'Cansei de me esconder como se fosse criminoso'.


Geovanni Henrique contou da dificuldade de ser soropositivo entre gays


"Ninguém nasceu pra ser preso."

Essa é a principal mensagem do jovem goiano Geovanni Henrique, que saiu pela segunda vez do armário no fim de janeiro.

O morador de Caxias do Sul (RS) decidiu compartilhar no Facebook as dificuldades que um homem soropositivo sofre no meio gay.

"A gente tem que ficar se escondendo como se fosse criminoso. Tudo no sigilo, parece que voltei pra dentro do armário novamente", diz o rapaz, que até então nunca sabia ao certo como se portar ao conhecer alguém interessante.

"Se você diz antes [que tem HIV], as pessoas correm ou, se diz depois, as pessoas te cobram porque não havia dito antes e por sequência, correm também alegando ter mentido", conta. "As pessoas pedem tanto pela verdade, mas não sabem lidar quando a ouvem."

Geovanni reclama de ter recebido o rótulo de "aidético", incorretamente associado a pessoas que contraíram o HIV.

``Ainda mais no 'meio' gay, onde tanto pedem por igualdade, na primeira oportunidade já estão lá, te apontado como o 'aidético'. Não são só os GLS, mas eles são as pessoas com quem tenho mais contato.

Para o rapaz, é importante desconstruir o preconceito sobre ser HIV positivo e, claro, prevenir a transmissão do vírus:

"Então, antes de ir pro sexo com um cara gostoso, se proteja, pra depois não passar pelo mesmo constrangimento que a gente passa, de ter que ficar se escondendo. Ninguém nasceu pra ser preso. Se a pessoa se cuida e faz o tratamento correto, ela tem uma vida normal, não transmite doença a ninguém. Conheço pessoas com HIV mais saudáveis que pessoas com a sorologia negativa."

SEXO SEM PRESERVATIVO.




Poderá gostar também de:
Postado por Andy | (1) Comente aqui!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...