Slide 1 Slide 2 Slide 3

CONFISSÕES DO DIVÃ





Os textos apresentados nesta seção buscarão ilustrar situações, angústias, problemas e experiências vivenciadas por alguns homens gays. Não existem experiências universais, comuns a todos os homens gays, cada um de nós é constituído e atravessado por diversas características que tornam a sua experiência única.  Nossa principal ideia aqui é pensar em possibilidades de enfrentamento para as questões aqui representadas, que em menor ou maior grau podem ser semelhantes com alguma das histórias vivenciadas por você. Essas histórias não são uma representação literal de histórias reais e sim textos fictícios.

O Dr. Alexandre é formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como psicólogo clínico no Espaço Recontar na região de São José / SC. Fundamenta seu trabalho pelos princípios da Psicologia Sistêmica. Compreender os fenômenos psicológicos sistemicamente significa, literalmente, “colocá-los” dentro de seu contexto, estabelecendo a natureza das suas relações.
Você pode fazer perguntas e sugerir temas que nosso psicólogo responderá com todo prazer.

Bem, vamos ao tema de hoje:

Pansexual? Assexuado? O que é isso?
Alexandre de Souza Amorim, Psicólogo
alexandresouza.psicologo@gmail.com

 

Eu tenho 53 anos e parei no tempo em algumas coisas. Sou do tempo do GLS, ou seja, eram menos letrinhas para confundir. Agora já tenho medo de perguntar algumas coisas, para não falar nenhuma besteira. Sou meio ignorante e me acho um extraterrestre quando não sei o que as pessoas estão falando. Tem duas dessas novas maneiras de ser que eu não entendo... O que uma pessoa quer dizer quando diz que é Pansexual? E quando dizem que são Assexuados? É muita informação para mim e eu tento respeitar as pessoas como elas são, principalmente os meus amigos, mas confesso que às vezes nem sei o que querem dizer. Agradeço se você puder me esclarecer.
Emanoel, 53 anos

           
Oi Emanuel. Primeiro gostaria de dizer que você não é o único nessa situação. Muitas pessoas não compreendem algumas dessas formas de ser. Existem muitas mesmo e algumas podem parecer um pouco confusas para quem não conhece. Além de isso, novas formas de ser e estar no mundo são produzidas dia a dia e você não precisa se sentir culpado por não acompanhar. Certo? Mas achei super interessante você querer se atualizar para poder respeitar melhor as pessoas e seus amigos.

Uma pessoa Pansexual é aquela que pode sentir atração por todos os sexos, ou gêneros. A palavra pansexual deriva do prefixo Grego pan-, que significa "tudo" ou no caso, "todos". Sendo assim, a pansexualidade distinguir-se pela atração sexual, romântica e/ou emocional independentemente da identidade de gênero ou do sexo do outro. Isso inclui, portanto, todas as pessoas que não se encaixam no binarismo de gênero masculino/feminino, homem/mulher.

Essas pessoas negam a existência de apenas dois gêneros, ou sexos, e por isso rejeitam ser chamadas de bissexuais (prefixo bi significa dois). Elas compreendem que existem muitos níveis entre o masculino e o feminino. Eles incluem na suas possibilidades de se relacionar, por exemplo, as pessoas que se identificam como transgênero, drag queen, ou intersexo.

Os Assexuados são exatamente o oposto. O significado resumido da palavra “assexuado” é: desprovido de desejo sexual, ausência de desejo sexual. A partir disso, podemos entender que uma pessoa assexuada é aquela que não tem vontade alguma de realizar qualquer ato sexual, com quem quer que seja.

Porém, assim como qualquer outra condição ou orientação sexual não é uma escolha. Os assexuados, não decidem não ter relação sexual, eles simplesmente não possuem desejo sexual, e tão pouco se importam com isso. É muito importante deixar claro que não tem nada a ver com celibato, castidade, disfunção sexual ou moralidade.

Há pesquisas e discussões que tentam compreender melhor essa condição. Alguns a defendem, não como uma patologia, mas uma orientação sexual legítima, sendo que outros ainda afirmam que tal critério se encaixa no distúrbio de hipoatividade sexual, ou mesmo no da aversão sexual.

Uma confusão bem comum é achar que os assexuados não amam. Isso por que algumas pessoas entendem que o sexo é uma parte fundamental na relação entre os indivíduos ou que é a expressão máxima do amor. Isso não é verdade, uma pessoa que é assexuada pode se apaixonar por outra, amá-la e ser feliz, ainda que nunca se sinta sexualmente atraída e tenha necessidades sexuais. Os assexuados baseiam suas relações no carinho, na compaixão, na proximidade, na empatia e na aceitação.



Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...