Slide 1 Slide 2 Slide 3

DICAS DE BELEZA



5 CUIDADOS COM O ROSTO MASCULINO DURANTE OS 20 ANOS
POSTADO POR THÁSSIO MARCELO ARAGÃO
Ainda bem que o estigma sobre as rotinas de beleza masculina acabou. Os homens perceberam que lavar o rosto apenas com um sabonete em barra não adianta muita coisa e esforços extras são necessários (e não é nada vergonhoso ter que admitir).
 
Como mais e mais produtos de beleza para homens estão disponíveis para consumo, vale a pena dar uma olhada com atenção para eles, uma vez que não são todos iguais. Diferentes necessidades surgem em diferentes estágios da sua vida, e saber como combater os problemas usando os produtos certos vai te ajudar não só aparentar melhor naquele momento, mas no futuro também. Há apenas algumas dicas que se aplicam para todas as idades, mas se você quer manter uma pele saudável e fresca, é preciso ser mais específico.
É durante os 20 e poucos anos que a pele começa a mudar e continua esse processo durante toda a vida. Portanto, é importante adaptar seus produtos e rotinas de cuidados pessoais para garantir uma pele em perfeita condição. Como a acne afeta 90% dos adolescentes, os produtos recomendados aqui são indicados, na sua maioria, para peles mistas, normais e oleosas. Confira nosso passo-a-passo com cuidados essenciais projetados especificamente para a vida intensa nessa idade. (lembre sempre de consultar um dermatologista para identificar seu tipo de pele e o que é melhor para ela).


1. LIMPEZA

 

Nós sabemos que homens jovens tem coisas mais importantes para fazer com o seu tempo, como provas, estágio e, claro, festas. Mas este é exatamente o momento de pensar nas prevenções. O conselho mais adequado que você precisa ter em mente, caso pertença a essa faixa etária, é que quanto mais você faz pela sua pele agora, melhor será sua aparência ao envelhecer. E o primeiro passo para começar sua nova rotina é manter a pele do rosto sempre limpa diariamente.

Nunca use o mesmo sabonete do corpo em seu rosto. A pele facial geralmente é mais oleosa, principalmente nesta idade, e usar um produto corporal pode agravar essa característica e provocar acne. No caso das peles normais a oleosas, que brilham muito e têm poros abertos, o ideal são os sabonetes líquidos em gel com fórmula que predominam ingredientes naturais, hipoalergênicos, com efeito matificante. Evite os sabonetes em barra, pois ficam contaminados com o uso e acumulam bactérias que causam inflamações nos poros e outras dermatites (dica da minha dermatologista, anote!).

Repita este procedimento 2 vezes ao dia (manhã e noite), ou sempre que sentir sua pele engordurada e brilhando. A água morna ajuda a dilatar os poros do rosto, intensificando a limpeza, mas cuidado com o excesso de banhos quentes (para quem limpa o rosto durante o banho), pois a pele fica mais oleosa. E minimize qualquer problema de pele oleosa usando uma toalha de rosto especifica para esta rotina (não enfie a cara na toalha de banho, ainda mais úmida, pelo simples motivo das bactérias). E quem tem pele seca, o que muda? Bom, troque o sabonete líquido em gel por um em creme ou espuma. Essas outras fórmulas costumam ter óleos naturais que ajudam a restaurar a vitalidade e beleza da pele.

Se ainda vale dar mais um conselho, antes de irmos para a próxima etapa, é ficar de olho em produtos muito industrializados, típicos de farmácia, onde as fórmulas duras e cheias de promessas “3 em 1” podem tirar a hidratação natural da pele, podendo até mesmo provocar descamações (no caso dos sabonetes com ácidos na composição). O ideal é separar os produtos, para que cada um tenha a máxima performance naquilo que promete, ou seja, limpeza profunda.

2. ESFOLIAÇÃO


 
Procedimento complementar da limpeza, é constantemente ignorado pelos homens, já que requer dedicação e lembrança. Não é atoa que a industria da beleza tem desenvolvido produtos masculinos cuja composição alia limpeza e esfoliação em uma única fórmula. São os famosos sabonetes líquidos com microesfoliantes para uso diário. Assim, fica fácil incorporar uma limpeza de rotina durante o banho e que não toma muito tempo.
Basicamente, a esfoliação remove o acumulo de impurezas e células mortas da pele, ajudando a clarear manchas, melhorar a textura do tecido, desobstruir poros e remover possíveis pêlos encravados. Uma técnica que beneficia todos os tipos de pele, principalmente as peles oleosas. Aconselho, se não pesar no seu orçamento, ter um outro esfoliante mais encorpado, com grânulos maiores, para usar uma ou duas vezes por semana. Estes costumam agir como máscaras faciais, sendo ricos em vitaminas e hidratantes que reduzem as linhas de expressão e potencializam outros cosméticos desta rotina.

3. TONIFICAÇÃO

 
É o passo mais incompreendido pelos rapazes (e maioria das mulheres também) durante qualquer rotina de higienização e cuidados com a pele. Confesso que no começo é chato e trabalhoso ter que pegar algodão para passar o tonificante em toda a superfície do rosto, pelo menos duas vezes ao dia. Mas depois que você liga no automático, vira uma rotina tão comum quanto escovar os dentes. Além de ser um procedimento essencial para as peles oleosas.
Sabe as glândulas sebáceas do seu rosto? Sim, aquelas que causam todo o excesso de óleo e brilho na sua pele. Bem, depois de limpar o rosto, durante os passos anteriores, os poros ficam abertos e expostos a novos depósitos de sujeira e bactérias, que uma vez penetrados na pele, obstruem as glândulas sebáceas, criando uma reação da pele que leva aos cravos e espinhas.
Portanto, mesmo que você considere o tônico um produto perda de tempo, ele realmente pode ser a peça que faltava no seu quebra-cabeça de skincare e controle da acne. Opte pelo tônico que também tem funções adstringente, pois alem de eliminar as impurezas da pele, suavizar e refrescar, eles também minimizam os poros, auxiliam no controle da oleosidade, previnem flacidez e são levemente cicatrizantes e calmantes. São encontrados no mercado com fórmulas especificas para cada tipo de pele.

4. HIDRATAÇÃO

 

Uma vez limpa e tonificada, a pele vai precisar ser hidratada e tranquilizada, reequilibrando seu pH natural e evitando qualquer rachadura ou descamação. Opte pelos produtos com efeito matificante, que ao fechar os poros, reduz o brilho e a oleosidade da pele, além de controlar a atividade das glândulas sebáceas.

É super importante manter a pele hidratada ao longo do dia para garantir sua resistência contra as agressões externas, como vento, sol e poluição. Dependendo do hidratante, algumas fórmulas podem vir com vitamina C, um importante antioxidante que estimula o colágeno (proteína que dá firmeza à pele), atuando na renovação celular e combatendo os efeitos da radiação na pele. Um importante anti-age para quem ainda é jovem.

Durante o inverno, quando a pele resseca, a hidratação do rosto deve ser repetida várias vezes, para formar uma barreira protetora que fortaleça as defesas da pele e evite a perda de humidade. Lembrando que o hidratante do rosto também é diferente do hidrante corporal. Aliás, cada parte do seu corpo requer um nível de hidratação diferente, incluindo a região dos olhos (que sofrem de bolsas e olheiras) e a boca. Como a textura do tecido no rosto é mais fina, os hidratantes devem ser leves, sem cheiro, com rápida absorção e acabamento aveludado.

5. PROTEÇÃO

 

Por fim, chegou a hora de proteger a pele da exposição ao sol. Apesar de alguns produtos, principalmente os hidratantes, virem com fator de proteção solar, sua eficácia é baixa, já que a potência do fator presente é abaixo do indicado pelos dermatologistas. Não importa a cor da sua pele, a recomendação mínima é o uso de um protetor com FPS 30. Enquanto os cosméticos possuem FPS entre 15 e 20, ou seja, um número muito baixo e que não cumpre o objetivo de proteger a pele contra o envelhecimento precoce e o câncer.

O correto é usar o protetor solar no dia-a-dia, até nos nublados, finalizando a rotina de cuidados com o rosto. Escolha sempre os filtros com ampla proteção solar anti-UVA e UVB, garantindo a proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele (ninguém quer rugas). Como a maioria dos jovens sofrem de pele oleosa e acneica, encontre um protetor não comedogênico (que protege sem obstruir os poros), com fórmula oil-free, toque seco e sem fragrância. Algumas marcas possuem ativos antioxidantes, prevenindo o fotoenvelhecimento.

Se você tem pele morena ou negra, invista numa proteção que tenha FPS entre 30 e 50. Caso seja branco ou moreno claro, aplique protetor 50, para evitar o surgimento de manchas na pele. E se você costuma ficar muito vermelho, queimando a pele com facilidade, vá direto na proteção com fator 60 ou maior. Geralmente quanto mais forte o fator maior a concentração de ingredientes que melhoram a aderência dele na pele, servindo melhor para quem pratica esportes ou precisa se molhar.
 
Pronto, agora você tem uma rotina simples que pode mudar seu rosto e sua pele oleosa para sempre. Todos os produtos que eu recomendei aqui são vendidos no Brasil em drogarias, shoppings, e-commerces ou em lojas próprias. Esta seleção partiu da minha experiência com a maioria deles ou recomendações de dermatologistas. Se você acha que precisa de informações mais específicas, procure sempre um médico especialista, mas não saia inventando moda no rosto. O importante é introduzir esta rotina na sua vida, porque lá na frente você irá  agradecer.

Poderá gostar também de:
Postado por Mac Del Rey | (0) Comente aqui!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...