quarta-feira, março 20, 2019

DICAS DE SAÚDE


Você sabe o que é o Esqualeno? Tão importante elemento lipidico do Azeite de Oliva
por: Guajara Oliveira

 

Na arte de bem informar primeiramente noticiamos  de uma forma simples , o que são os polifenóis. Agora vamos tratar, adentrando um pouco mais no tema azeite,  de um outro importante composto orgânico desse alimento. Trata-se do Esqualeno. É um lipídio e entre as suas principais funções biológicas está o armazenamento de energia . Eles fornecem mais energia que os carboidratos embora a célula  humana  prefira esses como repositores  dessa energia, para em sequencia ir buscar na outra fonte que são os lipídios.

O Esqualeno , como composto orgânico que é,  foi descoberto em 1906  no extrato de óleo de figado de tubarão e o estudo desse elemento teve inicio em 1930 quando foi verificado que os tubarões não desenvolviam tumores. A partir dai despertou interesse na área da saúde e mais especificamente na área da  dermatologia  quando foi descoberto em secreções sebáceas humanas  como precursor do colesterol e quando foi descrito como possível de ter efeito anti-carcinogênico, como fator de proteção da pele  e de ser um poderoso antioxidante que neutraliza de foma importante os radicais livres que deterioram as células.

Esse elemento encontra-se , então, no figado de tubarões em quantidades importantes. Também é encontrado  no azeite de oliva. Existe em em alguns  outros alimentos, mas de forma importante ele é encontrado  nesses três  seres vivos . Tubarões, azeite de oliva e no homem. Dai porque a  descoberta de sua  utilização  na saúde humana como substancia protetiva da pele pela sua alta e sua  contribuição como fonte eficiente  de  manutenção das células vivas e saudáveis. Ele, além do mais, é muito eficaz no tratamento preventivo aos danos causados pelos raios ultra-violetas na pele pois auxilia e não deixa que eles sejam absorvidos de uma forma total pelo nosso organismo.

O Esqualeno encontrado no azeite de oliva serve como fator repositório e de mais fácil obtenção para o homem  por ser uma fonte de recurso desse elemento que está mais a mão e ao alcance do ser humano.

Essa é mais uma das virtudes e vantagens que o azeite de oliva pode oferecer a todos nós. Esse alimento que nos acompanha no decorrer dos séculos afora   e que sempre foi primordial para o organismo humano . Uma coisa deve-se ressaltar  todos esses elementos que falamos e que salientamos como fonte de energia e de saúde  a disposição das pessoas são encontrados em azeites de alta qualidade. Não será em azeites mesclados, refinados ou com defeitos que eles estarão a nossa mão. Não basta ser azeite  ele deve ter qualidade. Isso é fundamental para que possamos obter todos os seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...