Slide 1 Slide 2 Slide 3

NOTICIAS DO MUNDO GAY

Agora é Lei: DF terá campanha de prevenção ao suicídio LGBT.


O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) durante a 22ª Parada LGBTS de Brasília.


Iniciativa do deputado Distrital Fábio Felix obriga inclusão de conteúdos dirigidos à população LGBT em campanhas de valorização da vida.

Foi publicada no Diário Oficial do DF de hoje (8) a sanção da Lei No 6.356/2019, que institui campanha de prevenção ao suicídio da população LGBTQI+. A nova norma determina que palestras, debates, propagandas publicitárias e folhetos informativos incluam conteúdo dirigido às pessoas LGBTQI+ nas ações da Semana Distrital de Valorização da Vida (garantida pela Lei nº 5.611/ 2016).

De acordo com o deputado Distrital Fábio Felix, autor da medida, “são necessárias ações específicas de prevenção ao suicídio LGBTQI+, assim como é urgente a formulação de políticas públicas direcionadas para as demandas dessa comunidade, que sofre com a exclusão social, com a intolerância e com a falta de oportunidades”. Para o parlamentar do PSOL, o DF dá um salto civilizatório ao atacar “um problema grave de saúde pública, atuando de forma preventiva e sensibilizando a sociedade para um tema que ainda enfrenta muitos tabus e desinformação”.

Vulnerabilidade da população LGBTQI+

Levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB) revela que das 445 mortes de LGBTIs no Brasil, no ano de 2017, 58 foram suicídios. Dentre os fatores que impulsionam o suicídio estão a depressão e a intimidação sistemática (bullying). O levantamento destaca, ainda, que a discriminação e o bullying são apontados como principais causas de depressão e do cometimento de suicídio de pessoas LGBTQI+. Pesquisa realizada pela Universidade de Columbia constatou que a população LGBTQI+ tem cinco vezes mais chances de cometer suicídio do que os heterossexuais cisgêneros; esse número pode ser potencializado em 20 vezes caso o ambiente em que se encontra o indivíduo lhe seja hostil.

Uma das justificativas para a criação da Lei é a de que há um forte tabu social em torno da abordagem de assuntos como orientação sexual e identidade de gênero, o que pode agravar a invisibilização sistemática da sexualidade LGBTQI+ nos ambientes sociais, escolares e laborais, contribuindo para o aumento dos casos de depressão. “O suicídio LGBTQI+, portanto, deve ser entendido como um tipo endêmico, pois além de apresentar as causas mais comuns relacionadas ao suicídio, apresenta peculiaridades vinculadas ao recorte de gênero e orientação sexual”, destacou o documento submetido à aprovação dos deputados Distritais, em junho deste ano, e encaminhado ao GDF para apreciação.

Governo Bolsonaro é desaprovado por 38%; aprovação é de 33%.


Avaliação negativa do governo é maior que a positiva desde maio


A XP Investimentos divulgou nesta 6ª feira (9.ago.2019) uma pesquisa (eis a íntegra) sobre a avaliação do governo Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, 38% avaliam como ruim ou péssima a gestão do pesselista como chefe do Executivo federal –3 pontos percentuais a mais que na pesquisa de julho.

Já a aprovação do governo Bolsonaro caiu 1 ponto percentual, passando de 34% para 33%. Por fim, 27% dizem que o governo é regular e outros 2% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi feita, por telefone, com 1.000 pessoas, de 5 a 7 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Desde a 2ª quinzena de maio, a avaliação negativa do governo Bolsonaro está à frente da positiva.

Expectativa positiva

Apesar da avaliação negativa, a maior parte dos entrevistados acredita no futuro da gestão Bolsonaro. Entre os entrevistados, 44% pensam que o presidente terá 1 restante de governo bom ou ótimo. Por outro lado, 31% avaliam que o resto do mandato será ruim ou péssimo. Para 20%, será regular.

O número, porém, caiu. Em novembro –depois das eleições–, 57% achavam que o governo Bolsonaro seria bom ou ótimo. Essa percepção já alcançou 63% dos entrevistados em janeiro, logo depois da posse.

Governo Bolsonaro concede passaporte diplomático ao Pastor Valdemiro Santiago.




O Ministério das Relações Exterioresconcedeu passaporte diplomático a dois membros da Igreja Mundial do Poder de Deus: Valdemiro Santiago de Oliveira, conhecido como apóstolo Valdemiro Santiago, e sua esposa, Franciléia de Castro Gomes de Oliveira. A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 9. Segundo o ato, o Itamaraty liberou o documento, com validade de 3 anos cada, "por entender que, ao portar passaporte diplomático, seu titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior".

Recentemente, o chanceler Ernesto Araújo assinou portaria autorizando passaportes diplomáticos ao pastor Romildo Ribeiro Soares, o R. R. Soares, e sua esposa, Maria Magdalena Bezerra Ribeiro Soares, ambos da Igreja Internacional da Graça de Deus, e também ao proprietário da Rede Recorde líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e sua mulher, Eunice Bezerra.

O pastor Santiago e sua esposa já haviam recebido um passaporte político em 2013, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em setembro de 2016, a Justiça Federal de são Paulo ordenou que ambos devolvessem os documentos, por considerar que o Itamaraty "não apresentou a necessária justificativa, vinculada ao atendimento do interesse do País, quando da expedição da portaria. No mesmo ano, R. R. Soares e sua esposa também obtiveram o passaporte especial, mas logo depois o documento foi suspenso pela Justiça, que considerou que a concessão representava "desvio de finalidade" e "mero privilégio". 

Vantagens do passaporte diplomático

O passaporte diplomático dá ao seu portador privilégios como atendimento preferencial em postos de imigração e isenção de visto em alguns países. Um decreto de 2006, assinado pelo então presidente Lula, lista 12 classes de autoridades que têm direito ao passaporte diplomático, como o presidente da República, membros do Congresso Nacional, ministros do Supremo Tribunal Federal, governadores e militares a serviço em missões da ONU, mas não líderes religiosos.

A legislação, no entanto, abre brecha para que o ministro das Relações Exteriores conceda passaporte diplomático a outras pessoas "em função do interesse do País", dispositivo que vem sendo utilizado pelo Itamaraty para justificar a concessão do documento a líderes evangélicos.

Após postagens homofóbicas, Pastor terá que se retratar publicamente com Daniela Mercury.




O fórum Criminal de Salvador, na Bahia, decidiu na última sexta-feira (9) que o deputado federal Pastor Sargento Isidório (AVANTE-BA) deverá reconhecer publicamente o erro de gravar um vídeo pró-homofobia contra a cantora Daniela Mercury. Na audiência também ficou decidido que ele terá de retirar o vídeo das redes sociais e publicar um pedido de desculpas à artista.

O congressista ofendeu-a por ter criticado a censura à peça “O Evangelho segundo Jesus Rainha do Céu”, na qual Jesus é interpretado por uma atriz trans. Isidório chama a candora de “escrava de satanás”, “puta”, “endemoninhada”, de acordo com o jornal O Dia.

O parlamentar terá de pagar 25% do salário de deputado durante cinco meses a duas instituições escolhidas durante a audiência: o Instituto Nice de Apoio a Mulheres Travestis e Transsexuais e o Hospital Martagão Gesteira, que trata crianças com câncer.

À Universa, Daniela disse que essa é uma vitória importante para os direitos humanos e pela liberdade de expressão artística: “Me sinto feliz de ter deixado claro quem eu sou como militante e defensora da democracia. Esse pedido de desculpas me faz acreditar na manutenção dos nossos direitos constitucionais”.

Autor de Os Mutantes faz vaquinha online pedindo ajuda para tratamento de marido.




O famoso autor de novelas da Record TV, Tiago Santiago, conhecido por escrever Os Mutantes: Caminhos do Coração – sucesso que está sendo reexibido – , tem divulgado uma vaquinha online pedindo ajuda, para manter o tratamento do marido, que foi vítima de um acidente de trânsito no Estados Unidos.

De acordo com a página da vaquinha, Davi Stepurski, está internado em uma UTI e precisa de R$ 100 mil para arcar com alguns custos hospitalares. Através de um texto, a página informa a situação do rapaz.

“Sofreu um grave acidente de moto, quando um motorista de Uber atravessou sua preferencial, causando lesão cerebral e fratura na coluna vertebral. Está em coma na UTI do Hospital Ronald Reagan UCLA Medical Center. Ele tem plano de saúde que cobre parte das despesas hospitalares, que são muito altas. Precisamos de ajuda para pagamento dessas despesas. Davi tem muitos amigos, é uma pessoa muito amada. Sua ajuda será muito bem-vinda! Muito obrigado!”, diz a página.

Em entrevista ao site Notícias da TV, Tiago informou que o esposo se acidentou no último dia 30 de junho, enquanto andava de motocicleta. Ele havia saído com uma amiga, porém estava sozinho no momento do acidente.


O novelista Tiago Santiago se casa com o chef Davi Sterpuski


“Davi teve diversas fraturas, mas não rompeu a medula, o que nos dá muita esperança de que volte a andar. Teve trauma no cérebro, e deverá passar por um longo período de recuperação. Com menos de um mês, voltou do coma, está consciente, consegue sussurrar poucas palavras”, comentou Tiago, que casou com Davi em agosto do ano passado.

Aos 29 anos, Davi passou por uma cirurgia para colocar um pino em uma de suas vértebras. As cirurgias feitas irão proporcionar um período maior de internação, fazendo ele ganhar alta apenas após iniciar o processo de reabilitação e as sessões de fisioterapia.

“A ideia da vaquinha surgiu de uma amiga, que começou a promover a campanha aqui nos EUA. Depois, o pai do Davi criou uma nova no Brasil. Todos os recursos vão diretamente para os pais do Davi, que vão precisar de muito apoio durante este longo tempo que teremos que vencer até a sua recuperação total. Os amigos têm ajudado, mas ainda estamos longe das metas”, disse Santiago à publicação.

Criada no início de julho, a página já conta com pouco mais de R$ 6 mil arrecadados, valor que corresponde a apenas 6% da meta estipulada pela família. “Toda solidariedade é bem-vinda”, informou o novelista.

Poder� gostar tamb�m de:
Postado por Andy | (0) Comente aqui!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...