segunda-feira, agosto 24, 2020

NOTICIAS DO MUNDO GAY

Argentina inaugura primeiro bairro trans do mundo; local será moradia de doze mulheres transexuais idosas.



No último dia 10 de agos, Neuquén, no sul da Argentina, se tornou a primeira cidade do mundo a ter um bairro trans. O bairro servirá de moradia a doze mulheres transexuais idosas, possibilitando melhores condições de vida para as moradoras.

A novidade, uma conquista para a comunidade trans, se deve graças ao acompanhamento da Irmã Mónica Astorga, da Ordem dos Carmelitas Descalços, que há dez anos assumiu o projeto e obteve o apoio do governo provincial e da Igreja. “Ela desde o primeiro momento começou a nos ajudar em todos os sentidos. Eu vivia 15 anos numa pensão. Claro que não sou ingrata, mas o lugar não valia a pena morar ”, diz Erica Díaz, uma das novas moradoras do novo conjunto habitacional.

“Quando você pergunta quanto é o aluguel, eles dizem 10 mil pesos e quando olha para o seu rosto, dizem 25 mil. É a primeira coisa que acontece, a discriminação sempre existiu”, continua ela, uma das primeiras mulheres trans que se mudou para o conjunto habitacional Costa del Limay no dia 10 de agosto de 2020.

Sorocaba realiza primeira Parada LGBT+ on-line.


O tema HIV/AIDS será da Parada LGBT de 2021 

Neste domingo (23) Sorocaba realizou a Primeira Parada LGBT+ on-line. O evento contou com a participação de diversas personalidades ligadas ao movimento, além de muita política e vibração positiva.

Assim como todos os eventos, para a alegria de quem não quer ficar de fora, a Parada foi exibida por meio das mídias sociais- Instagram e Facebook, e teve um resultado muito receptivo e significativo.

Além do mais, a atração é produzida de forma totalmente independente e conta com o apoio dos Conselhos Municipais LGBT e da Cultura. As Paradas estão sendo exibidas on-line em decorrência da pandemia do coronavírus.

Aliás, organizadores da Parada LGBT de Búzios já ressaltaram que o evento em 2021 será dobrado. “Com a retomada do turismo, temos obrigação de trabalhar mais depois dessa pandemia. Espero que daqui um ano a gente possa realizar o festival novamente, que vai ser dobrado, como se fosse duas edições em uma”. frisou Fernando Bertozzi, organizador do festival.

Governo Bolsonaro anuncia apoio à comunidade LGBT; entenda.



Muito controverso por suas posições tradicionalistas e contrárias ao progressismo, o Governo Bolsonaro resolveu acurar um pouco seu discurso quando o assunto é grupos minoritários. Desse modo, juntamente com o Ministério da Mulher e Direitos Humanos, o presidente está fechando convênios com organizações não governamentais e associações.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério do Turismo, no último dia 17, liberou o equivalente a 110 mil reais. O intento é apoiar a causa e mostrar repúdio a qualquer ato discriminatório.

“ O objetivo final, para além de proteger e valorizar os territórios culturais LGBTQI+ com bens imateriais, é avançar na reflexão e construção de espaços seguros e acolhedores para todas as pessoas, especialmente aquelas discriminadas por seus marcadores sociais, como raça, gênero e sexualidade”, conforme pontuou a Veja.

Além do mais, recentemente, o grupo “Gays com Bolsonaro”, do Twitter, abriu um processo seletivo para recrutar membros LGBTs justamente para dar apoio ao presidente Jair Bolsonaro. A medida repercutiu na web.

Justiça decide que plano de saúde deve cobrir mastectomia em paciente trans.


Justiça determina que plano de saúde pague por remoção de seios de homem transexual. 

A Justiça de São Paulo determinou que um plano de saúde cubra a mastectomia bilateral de um paciente transexual. O procedimento deverá ser providenciado por uma rede credenciada à operadora ou, do contrário, o paciente deverá ter seus custos reembolsados.

Segundo a Justiça, a operadora do plano de saúde se recusou a cobrir o procedimento que tem como objetivo a retirada dos seios do paciente, que não se identifica com o corpo que tem no momento.

O desembargador Viviani Nicolau considerou que a cirurgia, ao contrário do que alega o plano de saúde, “não se confunde com cirurgia meramente estética, pois se trata de intervenção médica que visa a preservação da saúde da pessoa, ainda que no âmbito da saúde psíquica, igualmente objeto de proteção do contrato firmado entre as partes”.

“A cirurgia de mastectomia integra o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e sua utilização não se restringe ao tratamento cirúrgico dos tumores de mama”

Viviani Nicolau

Tanto o nome do plano de saúde como o do paciente não foram divulgados para manter o anonimato.

Rapaz gay vítima de 22 facadas quer sair do país após ameaças.



Conforme noticiamos, Felipe Augusto Correia Milanez, vítima de 22 facadas de homofóbicos, sobreviveu ao ataque e hoje conta como está a sua vida. Segundo o rapaz, ele pretende sair do país por medo de novas represálias, visto que foi alvo de um perfil fake nas mídias sociais.

Felipe foi esfaqueado 22 vezes, na Rua do Lago em Brazlândia, no Distrito Federal. “Não sei nem mais o que é viver. O que aconteceu comigo me fez ter incerteza da minha identidade. Eles arrancaram tudo de mim. Cada golpe de faca arrancou uma qualidade, um defeito, tudo. Hoje, só estou existindo”, desabafou ao Metrópoles.

“E essa pessoa (o agressor) chegou. Passei mal, travei e não conseguia respirar. Tive uma crise de pânico. A pessoa me viu, mas não fez nada. Meus amigos chegaram, me colocaram no carro e me levaram embora”, contou.

Com muito medo e sem residência fixa, Milanez afirma que sua única saída é deixar o país. “Eu vou deixar todo mundo para trás a fim de conseguir uma vida nova. Vou ter de me desfazer de tudo que consegui até hoje para ter uma oportunidade de conseguir respirar, viver”, disse.

Em Roraima, travesti é baleada e segue internada.



Uma travesti foi baleada no bairro São Vicente, zona Sul de Boa Vista. Segundo informações, a moça tem 25 anos e segue internada no Hospital Geral de Roraima (HGR). O crime segue sob investigação da polícia.

De acordo com testemunhas, na quarta-feira (19), a travesti estava com um amigo em frente a um hotel. Nesse sentido, um carro se aproximou, chamou os dois e efetuou os disparos contra a travesti, que precisou ser levada ao hospital.

O crime consumou-se no cruzamento entre a rua Doutor Paulo Pereira com a rua Caribe. E, conforme já foi descrito, a vítima segue internada, mas está na ala amarela – lugar destinado para pacientes cuja situação é estável.

Recentemente, outra travesti acabou sendo vítima de um crime. O caso ocorreu no bairro Jardim Camburi, em Vitória. Ela foi agredida por quatro pessoas, que também queimaram os seus pertences.

Nenhum comentário:

Postar um comentário