segunda-feira, fevereiro 08, 2021

NOTÍCIAS DO MUNDO GAY

 Biden propõe sanção a nações que desrespeitarem população LGBT+.



No dia 20 de janeiro de 2021 tomou posse o 46º presidente dos Estados Unidos: Joseph Robinette Biden, conhecido popularmente como Joe Biden. Nesse sentido, o mandatário dos EUA já demonstra que terá planos para LGBTs, dentre eles, cercear atitudes discriminatórias advindas de outras nações.

Biden anunciou a emissão de um memorando presidencial para expandir a proteção dos direitos de pessoas LGBTQIA+ de forma global, isto é, terá uma sanção para países que não assumirem o compromisso com o respeito, sem distinção. Esta sanção será financeira.

Ao que tudo indica aliado, o presidente escolheu Pete Buttigieg, gay assumido, para ser seu Secretário de Transportes. Jeff Marootian, também assumido, estará à frente da administração ambiental da gestão.

Além do mais, prometeu aprovar a chamada ‘Lei da Igualdade’ durante seus primeiros 100 dias de presidência.

Espanha prepara-se para permitir mudança de sexo e de nome a partir dos 16 anos.



O projeto de lei, elaborado pelo Ministério da Igualdade espanhol, prevê que jovens possam mudar de sexo e de nome no registo civil e o reconhecimento de pessoas não-binárias.

De acordo com o jornal El País, o Ministério da Igualdade espanhol já preparou o projeto de lei que assegura a igualdade real e efetiva das pessoas transexuais, no qual se destaca a medida para a livre autodeterminação de gênero.

Caso seja aprovado, isto significa que qualquer pessoa a partir dos 16 anos poderá mudar de sexo e de nome no registo civil, bastando para isso uma declaração expressa do interessado.

O diploma estipula ainda que é a partir desta idade que qualquer cidadão pode tomar decisões para iniciar tratamentos hormonais. No caso dos menores de idade, em primeiro lugar, contempla-se um tratamento de bloqueio hormonal “no início da puberdade” para ajudar a travar o desenvolvimento dos seios ou da barba. Numa fase posterior, segue-se o tratamento hormonal cruzado, isto é, testosterona para os rapazes transexuais e estrogênios para as mulheres transexuais.

Segundo o jornal espanhol, o projeto de lei também prevê o reconhecimento de identidades não-binárias, ou seja, pessoas que não se identificam como sendo homem ou mulher, e a possibilidade de eliminar o sexo dos seus documentos oficiais.

O projeto abre ainda o acesso a tratamentos reprodutivos “para pessoas trans com capacidade de conceber”.

Jogador de time LGBT de rúgbi é encontrado morto em Buenos Aires.



O argentino Alan Joel Calabrese, de 22 anos, foi encontrado morto em sua casa em Buenos Aires. Ele jogava na equipe Ciervos Pampas, que desde 2012 trabalha em prol do esporte livre de discriminação, em especial na luta contra a homofobia. A hipótese é de suicídio, uma vez que Alan deixou um post despedida em seu Instagram:

“Gostaria que sempre se lembrassem de mim com este sorriso. Esse sorriso era o que escondia todo o sofrimento que eu vinha sentindo por dentro. Eu sempre sorria, mas por dentro estava sofrendo de uma depressão tremenda havia meses. Eu fazia a melhor cara sempre porque não queria desistir, mas lamentavelmente hoje não aguentei e decidi me apagar, fechar os olhos e dizer adeus! A todas as pessoas que sempre estiveram comigo nos bons e maus momentos, eu quero dizer obrigado. Mas eu precisava me apagar e peço perdão por fazer desta forma, mas o meu caminho terminou aqui. Eu amo vocês para sempre”, escreveu.



Diogo Paz

No final de dezembro, um outro episódio aconteceu no Brsail. Após cinco dias desaparecido, um amigo reconheceu o corpo do jogador de rugby de Diogo Paz, 30, no Instituto Médico Legal (IML) na cidade de São Paulo. 

O corpo do rapaz foi encontrado em São Paulo com sinais de espancamento e uma facada, segundo amigos próximos. A polícia informou que não havia investigado o caso porque o hospital, onde foi socorrido, apontava morte “natural” por enfisema pulmonar decorrente de doença.

Cientistas alertam para terceira onda no Brasil e recomendam "lockdown".



O mesmo time de pesquisadores que alertou para o colapso na saúde em Manaus agora afirma que o Brasil está na iminência de uma possível terceira onda de Covid-19 e pedem “lockdown”, afirma o Estadão.

“O Amazonas corre o risco de espalhar a crise sanitária para todo o território nacional caso autoridades não imponham lockdown com pelo menos 90% da população isolada e vacinação em massa mais acelerada do que no resto do País”, diz a reportagem.

Livro de conduta para mórmons jovens incita violência homofóbica.



Na primeira semana, um dos assuntos mais comentados foi a revelação de Gilberto sobre seu passado religioso. O economista de 29 anos afirmou que era Mórmon (membro da Igreja dos Santos dos Últimos Dias) e que decidiu afastar-se da igreja quando optou por assumir sua homossexualidade. Gilberto disse que não se sentia livre para ser quem é dentro dos templos que frequentava. A declaração levantou questões sobre a liberdade sexual e a aceitação para o exercício da fé.


Gilberto, do BBB21, em tempos de missão

“Meu nome é XXXXX, sou ex-mórmon, assim como o Gilberto, do BBB. Servimos na mesma missão, mas não o conheci. Assim como ele, eu sofri muito preconceito na missão por ser afeminado. Descobri um livro sobre a igreja mórmon que defende agressões a homossexuais! Um livro que eu nunca tinha visto! Eu tô com muito nojo disso e preciso de ajuda pra divulgar! Final da página 13 e página 14. Vale lembrar que esse é o site oficial da igreja, eles mantém o livro online para qualquer um ler“, disse.

O livro em questão tem por título “Somente para Rapazes”, de Boyd K. Packer, que chegou a ser sucessor direto da presidência mundial da igreja e é considerado “profeta, vidente e revelador de Deus”. As passagens são bizarras. Antes da defesa a agressão, o “profeta” escreve, nas páginas 12 e 13:

“Há algumas circunstâncias em que os rapazes podem ser tentados a bulir uns com os outros, a terem um contato físico uns com os outros, de forma não usual. […] Às vezes, isso começa  num momento de ociosidade néscia, quando os rapazes estão simplesmente brincando aqui e acolá. Mas não é apenas uma tolice. É extremamente perigoso. Tais  práticas, embora tentadoras, são perversões. Quando um rapaz está no caminho para tornar-se um homem, tais experiências podem desviar os desejos normais e pervertê-lo, não apenas física, mas emocional e espiritualmente também”.

Após este parágrafo altamente preconceituoso e sem apoio científico, Packer comete crime de incitação a violência.

“Certa vez, em que estive em uma das missões, um missionário disse-me que tinha algo a confessar. Fiquei muito preocupado porque ele não conseguia se recompor para me contar o que havia feito. Após paciente encorajamento, ele finalmente disse, num sobressalto: ‘Eu bati no meu companheiro.’ […] Após ouvir um pouco mais da história, minha reação foi: ‘Bem, ótimo. Alguém tinha de fazê-lo, e não ficaria nada bem para uma Autoridade Geral resolver o problema dessa maneira”.

Ele finaliza sua opinião sobre o tema dizendo, na página 15: “Existe um conceito falso de que algumas pessoas nasceram já com atração por sua própria espécie, e nada podem fazer a respeito disso. Eles são ‘assim’, e a única coisa que podem fazer é sucumbir a esses desejos. Essa é uma mentira maliciosa e destrutiva. Embora seja uma ideia convincente para alguns, é ideia do demônio. Ninguém vem ao mundo preso a tal tipo de vida. […] Rapazes devem tornar-se homens, masculinos, másculos – finalmente, devem tornar-se maridos e pais. Ninguém está predestinado a um pervertido uso desses poderes”.


A Igreja dos Santos dos Últimos Dias surgiu no século XIX, nos Estados Unidos, em um momento histórico em que surgiram outras grandes denominações cristãs da atualidade, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová. Curiosamente, é uma denominação não considerada cristã por diversas outras igrejas, uma vez que sua teologia apoia-se não apenas na Bíblia, mas no Livro de Mórmon. O livro é uma comunicação entre Deus e os habitantes das Américas. Segundo o mesmo, Jesus haveria visitado o continente após a sua ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário