quinta-feira, março 25, 2021

NOTÍCIAS DO MUNDO GAY

 Lisboa se declara “Zona de Liberdade LGBTIQ”; vereadores foram unânimes.



O objetivo é ir contra as "zonas antiLGBTIQ" da Polônia e Hungria

Na última reunião pública da Câmara Municipal de Lisboa, em Portugal, ocorrida no dia 18 de março, foi endossado que a capital do país Europeu endossa a declaração do Parlamento da União Europeia como “Zona de Liberdade LGBTIQ”. As informações são do canal Time Out.

De iniciativa dos vereadores Manuel Grilo e Paula Marques, o voto de repúdio contra a criação de “zonas livres de cidadãos LGBTIQ na Polônia e na Hungria” foi unânime.



“Queremos uma cidade que respeita os valores do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de Direito e do respeito pelos direitos humanos”, justificou Manuel Grilo, no Twitter.

Papa nomeia ativista gay abusado por padre para comissão contra pedofilia no Vaticano.



O Papa Francisco nomeou o ativista gay chileno Juan Carlos Cruz, vítima de abuso sexual cometido pelo padre pedófilo Fernando Karadima, para uma comissão do Vaticano que combate os recorrentes casos de violência sexual por parte do clero.   

Juan fará parte da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores pelos próximos três anos, segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira (24/03). O comitê foi estabelecido por Francisco para discutir medidas de combate à pedofilia na Igreja Católica e tem entre seus membros o brasileiro Nelson Giovanelli, fundador da comunidade Fazenda da Esperança, de Guaratinguetá (SP).   

Os abusos cometidos pelo padre Karadima, que teve seu estado clerical revogado em 2018, foram acobertados durante anos e culminaram na renúncia coletiva de todo o episcopado do Chile. Francisco já aceitou a demissão de vários prelados, incluindo o ex-bispo de Osorno Juan Barros Madrid, acusado de ocultar denúncias contra Karadima. 

Cruz diz que suas acusações foram desacreditas inicialmente pela Igreja pelo fato de ele ser homossexual. No entanto, o chileno diz ter ouvido do Papa as seguintes palavras em um encontro no Vaticano em 2018: “Juan Carlos, o fato de você ser gay não importa. Deus te fez assim”. “Isso renova meu compromisso de continuar trabalhando para acabar com o flagelo dos abusos e por tantos sobreviventes que ainda não obtiveram justiça“, comemorou ele em sua conta no Twitter. 

Mister Espírito Santo morre aos 34 anos, vítima de Covid-19.



O modelo Vinicius Pin, que foi eleito Mister Espírito Santo em 2013, morreu na tarde da última segunda-feira, dia 22, por causa de complicações da Covid-19, aos 34 anos. De acordo com a organização Mister Brasil Universo, o equivalente ao concurso feminino Miss Brasil, Vinicius sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto aguardava vaga de UTI em um hospital na Grande Vitória.

Gay assumido, professor da Unesp é encontrado morto com perfurações no corpo; suspeitos estão presos.



A Justiça decretou na última quinta-feira (18/03) a prisão preventiva de dois suspeitos de matar o professor de comunicação da Unesp de Bauru, Ricardo Nicola, de 52 anos. Ricardo foi encontrado morto na manhã de quarta (17/03) na casa onde morava, no bairro Jardim Parati em Jaú (SP), com marcas de agressão e perfurações pelo corpo.

Segundo informações do G1, os dois suspeitos, de 20 e 32 anos, foram localizados horas depois em São Paulo com o carro da vítima. Também com os homens, a polícia apreendeu o celular, cartões e documentos de Ricardo. A dupla prestou depoimento e segundo o delegado responsável pelo caso, Aldo Eduardo Lorenzini, os dois negaram a participação no crime.

O delegado não deu mais detalhes sobre as investigações, mas disse que apura a participação de outras pessoas e a motivação do crime. O caso é investigado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte. A pena prevista é de 20 a 30 anos de reclusão, além de multa. Os suspeitos permanecem presos no Centro de Detenção Provisória I de Belém, em São Paulo.

Ricardo Nicola era jornalista formado pela Unesp, vice-chefe do Departamento de Comunicação Social e dava aula no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário